Carregando...

"Bom dia. Que neste novo dia possamos nos abandonar à vontade de Deus, confiantes de que Ele sabe o que é melhor para nós. Que possamos entregar a Ele nossas preocupações e medos, sabendo que Ele cuida de nós com amor infinito e providência divina. Que você tenha um dia santo!" -

VENCE O MAL COM BEM
06 a 12/07/2020

1º passo = Encontro
(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação
15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação
(ensino) 40 min
Leitura:
Rm 12
Salmo:
34,1-11

O tão antigo tema da luta do bem contra o mal remonta à Antiguidade e já foi motivo de intensos debates de filósofos pagãos e cristãos resultando prateleiras incontáveis de livros. A sociologia, psicologia, teologia e psiquiatria também se ocuparam deste desafiante tema. Aqui evidentemente não vamos tratar “filosoficamente” e nem abordar o que as grandes religiões têm a dizer a respeito, mas sim procurar traduzir na vivência do dia a dia e, claro, buscar na Palavra de Deus e especialmente no Novo Testamento o que precisamos saber para vencer o mal com o bem, particularmente na vida em células, na comunidade.

O apóstolo Paulo, fundador de muitas comunidades por onde passava, procurava orientar estas comunidades na nova vida em Cristo. Tanto os judeus que se convertiam ao cristianismo como os pagãos ansiavam por conhecer esta “nova doutrina” pregada por este apóstolo a respeito de Jesus de Nazaré. Mas além de conhecer, entender a nova doutrina, queriam vivê-la pois eram atraídos pelo testemunho vivido pelos primeiros cristãos. São Paulo orientava estas comunidades no conhecimento de Jesus e na maneira de como eles deveriam viver entre si esta vida nova em Cristo.

Você deve se lembrar de que na semana passada partilhamos sobre o tema: “Entre vocês não deve ser assim” referindo-se à forma de como aqueles que brigam pelo poder agem. No estudo de hoje o apóstolo Paulo nos ensina “como deve ser entre vocês”, como viver a vida de comunidade, “como viver a nova vida”, pois entre os cristãos os tentáculos do mal sempre tentam se infiltrar e a “vacina” contra o mal é fazer o bem, pois o bem vence o mal. Jesus provou isto quando ressuscitou dos mortos, venceu o pecado e venceu a morte. Jesus vencendo, também nós somos vencedores. E, em vida, Jesus sempre foi o portador do bem. O apóstolo Pedro nos Atos dos Apóstolos, ao discursar em Cesareia, descreve a obra de Deus em Jesus e nesta pregação faz sobre Ele uma simples e bela descrição: “Jesus andou por toda a parte fazendo o bem” (At 10,38).

Aí está a chave para a vida cristã: fazer o bem! E podemos tirar deste capítulo de São Paulo aos romanos alguns caminhos para vivermos esta nova vida que Jesus nos deu:

  • - Nos oferecermos a Deus como um sacrifício vivo e agradável a Ele. Este é o vosso culto espiritual (V-2)
  • - Deixar Deus transformar a nossa mente, só assim vamos conhecer o que é agradável a Ele (V-2)
  • - Não se achem melhores do que são, mas pensem com humildade a respeito de você mesmo (V-3)
  • - Somos um só corpo, pertencemos uns aos outros, podemos nos ajudar com os dons diferentes que cada um possui, dons que foram dados por Deus (V- 4-8)
  • - Quem tem “autoridade” na comunidade, usar com cuidado para não fazer mau uso dela (V-8)
  • - Não sermos “fingidos”, mas sinceros uns com os outros, transparentes, amor sincero (V-10)
  • - Sermos esperançosos, alegres, pacientes nos sofrimentos e orar sempre (V-12)
  • - Ajudar os mais necessitados, cuidar uns dos outros, praticar a hospitalidade (V-13)
  • - Não fazer distinção ou preferências por pessoas, solidários na tristezas e alegres com os que se alegram, não escolher serviços melhores ou os que aparecem mais ou tem mais visibilidade, aceitar serviços mais humildes e que ninguém fique se achando mais “sábio” do que os outros (V-16)
  • - Não pagar o mal com o mal, mas nos empenhar em fazer o bem para todos, procurar viver em paz com todos (V-18)
  • - E finalmente, encerra o capítulo com a grande orientação: “não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem” (V-21)


São Paulo nos aponta então várias virtudes e dons para serem usados na vida de comunidade que funcionarão como “luzes” do bem para espantar as “sombras” da escuridão do mal como o orgulho, a falsidade, a inveja, a discriminação, as fofocas, etc. Na medida em que exercitamos as luzes do bem, as sombras do mal automaticamente desaparecem do meio da célula, do meio da comunidade e então a convivência na célula na comunidade se torna agradável, leve, prazerosa, frutífera e atraente.


Perguntas

1) Como deve ser a vida dos cristãos em célula? 
2) Como é a vida de sua célula?

4º PASSO = EVANGELIZAÇÃO

Nesta etapa da célula é muito importante recordar que cada membro é um discípulo e missionário, conforme a nossa “visão celular” e que devemos ao longo da semana evangelizar nas mais diversas formas que existe para se evangelizar, especialmente através do testemunho e com os seus Oikos.

5º PASSO = ENTREGA (Oração) | 10 minutos

(orar pelas necessidades da Igreja, da célula, de seus membros e de pedidos apresentados na hora da oração). A sequência então será esta: meditar, estudar melhor e procurar viver durante a semana o tema proposto. Assim, você terá uma semana para assimilar melhor o conteúdo do roteiro e poder partilhar sobre suas experiências na próxima célula.

Entrega

MEDITAÇÃO: A proposta de vida em células é uma forte esperança para toda a Igreja,  especialmente nestes últimos anos onde os Bispos tem incentivado a “Igreja nas casas”, você com sua célula já vive esta visão dos Bispos, daí a importância de que em cada célula se aperfeiçoe a cada dia estas virtudes descritas por São Paulo. Medite nisto para que em nossa mente amadureça mais ainda o chamado para a vida celular.

VIVÊNCIA: Embora sua célula não esteja se reunindo presencialmente, você não está impedido de viver as virtudes para se vencer o mal com o bem.

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL, FAMILIAR, ESPIRITUAL E SUA CÉLULA!



Estudos Anteriores

Colaboradores da evangelização pela comunicação