Carregando...

"Bom dia. Que a oração diária nos inspire a mergulhar na infinita misericórdia de Deus, buscando perdão para nós mesmos e intercedendo pelas necessidades do mundo. Que possamos viver cada momento em comunhão com o coração de Jesus. Tenha um dia abençoado!" -

Orem uns pelos outros
07 a 13/11/2022

1º passo = Encontro
(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação
15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação
(ensino) 40 min
Leitura:
Tg 5,13-16
Salmo:
Salmo 40 (39)

A oração é essencial à vida cristã e por meio dela pedimos a Deus proteção, direção e provisão. Mas o cristão não pode limitar-se a orar sobre os seus próprios interesses. Somos membros uns dos outros (Rom 12,5), portanto devemos nos preocupar uns com os outros e apresentar a Deus uns aos outros, em oração.

O que significa orar uns pelos outros?
Significa comunicar a Deus as necessidades, as preocupações e mesmo os pecados dos nossos irmãos, pedindo a Deus que abençoe e aja em benefício destes irmãos, para realizar a Sua vontade.  
    
Como podemos viver este mandamento?

1 – Ganhar a confiança dos irmãos da célula, para que se sintam à vontade para partilhar conosco e pedir nossas orações;
2 – Saber que temos a obrigação de orar uns pelos outros, de modo geral, mesmo que nenhum irmão tenha mencionado um pedido específico de oração;
3 – Devemos deixar o irmão saber que estamos orando por ele. Isso anima-o a confiar mais plenamente em Deus para a solução dos seus problemas;
4 – Na célula, sempre devemos incluir pedidos específicos e permitir que os irmãos orem por eles
5 – A oração pelos irmãos é um verdadeiro serviço que exige tempo e esforço. É a coisa mais valiosa que podemos fazer por um irmão.
    
         
Conclusão: A prática da oração na célula é de inestimável valor. Quando os cristãos revelam uns aos outros as suas necessidades para que os irmãos orem a seu favor, cada um é levado a depender mais de Deus e dos membros do Corpo. Todos são incentivados a serem mais sinceros e abertos quando descobrem que os membros do grupo os amam e se preocupam pelo seu bem-estar. Em resposta à oração, as necessidades de cada membro do grupo são superadas. Os membros se sentem mais animados e agradecidos. E todos vivem de modo mais produtivo e semelhante a Cristo.

Perguntas
1) Você ora pelos membros de sua célula?
2) O que a célula pode fazer para que esse compromisso seja vivido de maneira concreta?

Meditação: Por que orar pelos outros? Santo Tomás de Aquino nos apresenta três motivos principais. Primeiro porque a oração coletiva é mais facilmente atendida. Afinal, Jesus nos ensinou que, onde dois ou mais estiverem reunidos, Ele mesmo fará parte do grupo, sustentando-o e intercedendo por ele (Mt 18,20). Segundo: a oração é também agradecimento e louvor, para que muitos agradeçam juntos os benefícios de Deus (2Cor 1,11). Essa união pelo louvor e agradecimento é um reflexo, aqui na terra, da própria vida bem-aventurada dos santos e uma participação ativa na comunhão dos santos que compõe toda a Igreja. Por fim, porque desejamos viver uma vida mais virtuosa, buscando ativamente a santidade sem sermos acometidos pela soberba e sem nos considerarmos autossuficientes. Isto é, precisamos entender que, mesmo a oração dos “menos virtuosos”, é agradável a Deus e atua ativamente dentro do corpo místico de Cristo, que é a própria Igreja, promovendo o bem coletivo a todos.

Vivência: Sua célula tem o hábito de interceder uns pelos outros, uns pelos pedidos dos outros? Se sim, intensifique o hábito, fazendo escalas de oração, por exemplo. Se não, crie alguma forma de isso ocorrer: pode ser por meio de uma caixinha de pedidos ou um rodízio de oração por cada membro/família. Lembre-se também que a última etapa da célula, a entrega, é um ótimo momento para colocar as intenções para todos orem durante a semana. 


Estudos Anteriores

Colaboradores da evangelização pela comunicação