Tamanho do texto: 14
1º passo = Encontro (acolhida) 10 min (Cafezinho, se houver e/ou também pode ser oferecido no final da reunião).
Quebra-gelo: Escolha em seu quebra-gelo um adequado para sua célula.
2º passo = Exaltação (As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração) 15 min.
Louvor - 1, 2 à escolha. Adoração – à escolha.
Data: 06 a 12/07/2020
Tema: VENCE O MAL COM BEM
Salmo: 34,1-11
Leitura: Rm 12

O tão antigo tema da luta do bem contra o mal remonta à Antiguidade e já foi motivo de intensos debates de filósofos pagãos e cristãos resultando prateleiras incontáveis de livros. A sociologia, psicologia, teologia e psiquiatria também se ocuparam deste desafiante tema. Aqui evidentemente não vamos tratar “filosoficamente” e nem abordar o que as grandes religiões têm a dizer a respeito, mas sim procurar traduzir na vivência do dia a dia e, claro, buscar na Palavra de Deus e especialmente no Novo Testamento o que precisamos saber para vencer o mal com o bem, particularmente na vida em células, na comunidade.

O apóstolo Paulo, fundador de muitas comunidades por onde passava, procurava orientar estas comunidades na nova vida em Cristo. Tanto os judeus que se convertiam ao cristianismo como os pagãos ansiavam por conhecer esta “nova doutrina” pregada por este apóstolo a respeito de Jesus de Nazaré. Mas além de conhecer, entender a nova doutrina, queriam vivê-la pois eram atraídos pelo testemunho vivido pelos primeiros cristãos. São Paulo orientava estas comunidades no conhecimento de Jesus e na maneira de como eles deveriam viver entre si esta vida nova em Cristo.

Você deve se lembrar de que na semana passada partilhamos sobre o tema: “Entre vocês não deve ser assim” referindo-se à forma de como aqueles que brigam pelo poder agem. No estudo de hoje o apóstolo Paulo nos ensina “como deve ser entre vocês”, como viver a vida de comunidade, “como viver a nova vida”, pois entre os cristãos os tentáculos do mal sempre tentam se infiltrar e a “vacina” contra o mal é fazer o bem, pois o bem vence o mal. Jesus provou isto quando ressuscitou dos mortos, venceu o pecado e venceu a morte. Jesus vencendo, também nós somos vencedores. E, em vida, Jesus sempre foi o portador do bem. O apóstolo Pedro nos Atos dos Apóstolos, ao discursar em Cesareia, descreve a obra de Deus em Jesus e nesta pregação faz sobre Ele uma simples e bela descrição: “Jesus andou por toda a parte fazendo o bem” (At 10,38).

Aí está a chave para a vida cristã: fazer o bem! E podemos tirar deste capítulo de São Paulo aos romanos alguns caminhos para vivermos esta nova vida que Jesus nos deu:


São Paulo nos aponta então várias virtudes e dons para serem usados na vida de comunidade que funcionarão como “luzes” do bem para espantar as “sombras” da escuridão do mal como o orgulho, a falsidade, a inveja, a discriminação, as fofocas, etc. Na medida em que exercitamos as luzes do bem, as sombras do mal automaticamente desaparecem do meio da célula, do meio da comunidade e então a convivência na célula na comunidade se torna agradável, leve, prazerosa, frutífera e atraente.


Perguntas

1) Como deve ser a vida dos cristãos em célula? 
2) Como é a vida de sua célula?

5º passo - Entrega (oração) – 10 min

MEDITAÇÃO: A proposta de vida em células é uma forte esperança para toda a Igreja,  especialmente nestes últimos anos onde os Bispos tem incentivado a “Igreja nas casas”, você com sua célula já vive esta visão dos Bispos, daí a importância de que em cada célula se aperfeiçoe a cada dia estas virtudes descritas por São Paulo. Medite nisto para que em nossa mente amadureça mais ainda o chamado para a vida celular.

VIVÊNCIA: Embora sua célula não esteja se reunindo presencialmente, você não está impedido de viver as virtudes para se vencer o mal com o bem.

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL, FAMILIAR, ESPIRITUAL E SUA CÉLULA!


“A gratidão é a virtude das almas nobres” (Esopo)
“Senhor, deste-me tanto. Dá-me uma coisa a mais: um coração agradecido” (George Herbert)
DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.