Quem somos?
Somos um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.
Metas principais:
• Fazer da família uma comunidade cristã;
• Fazer com que a família seja santuário da vida;
• Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade;
• Tornar a família missionária e Igreja doméstica.
Objetivos:
• Formar agentes qualificados;
• Acolher toda família a partir da realidade em que se encontra;
• Santificar os laços familiares e tornar a família missionária e Igreja doméstica.
• Promover a missão em família e valorizar os tempos litúrgicos e datas civis;
• Articular o trabalho em conjunto com as outras pastorais e movimentos eclesiais;
• Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja.
Pastoral Familiar na Paróquia Espírito Santo
Núcleo Batismo
Coordenadores: Alexandre e Adriana
Responsável pelos encontros de pais e padrinhos, com o compromisso da realização mensal dos encontros de formação e a organização no dia do batizado que acontecem semanalmente em nossa paróquia.
Núcleo Noivos
Coordenadores: Marcelo e Ana
Para celebrar o Sacramento do Matrimônio na Igreja Católica, é exigida uma preparação mínima que os esclareça acerca das responsabilidades a serem assumidas na sua vida matrimonial. Os nubentes recebem orientação para que juntos assumam o matrimônio como sacramento de Deus e alicercem na fé sua vida de casal cristão.
Celebração do Matrimônio
Coordenadores: Adailton e Meire
Responsável pela orientação antes e durante a celebração do matrimônio, acolhendo no momento mais importante da vida do casal. Propicia aos noivos um aprofundamento na compreensão e vivencia do amor, bem como de sua celebração sacramental.
Recém-Casados
Coordenadores: Alessandro e Telma
Realizam encontros e acompanhamento matrimonial para orientar casais recém-casados em seus primeiros anos de casamento. Os primeiros anos da união conjugal são muito importantes para consolidação do matrimônio, pois é nesse período que se observa o maior número de separações, sendo os primeiros cinco anos decisivos para o futuro do casamento. O principal objetivo é dar continuidade ao "despertar" proporcionado no Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial e orientar os novos casais diante dos desafios que se lhes apresentam no dia a dia e assim solidificar as bases da sua vida matrimonial.
Santificação de Casais
Coordenadores: Natã e Marcela
Muitos casais vivem juntos ou estão casados somente no civil, com filhos ou não. O fato é que muitas famílias são constituídas assim. A santificação não é só uma benção. O sacramento do matrimônio é a única forma dos fiéis batizados viverem o seu matrimônio. Não é com a união estável nem com o casamento só no civil. A finalidade é fazer um matrimônio santo: ser ministros da graça de Deus um para o outro. A motivação pode ser a vontade de participar da Santa Comunhão.
ECPES – Encontro de Casais da Paróquia Espírito Santo
Coordenadores: Junior e Monica
Este encontro tem como objetivo alcançar casais que buscam uma melhor vivência do seu matrimônio. É formado por agentes que já vivenciaram esse encontro e hoje buscam ser multiplicadores do amor de Deus nas famílias. É destinado a casais que possuem o sacramento do matrimônio. Inspirando na família o chamado à vida cristã e a evangelização dos filhos.
Casais em Segunda União
Coordenadores: Douglas e Jani
São muitos os casais que estão em segunda união. Pessoas que foram casadas uma primeira vez na Igreja, se separaram e se uniram a outra pessoa apenas no civil, já que não podem se casar na Igreja. A orientação que a Igreja nos oferece sobre a situação dos casais em segunda união está na Exortação Apostólica Familiaris Consortio (sobre a Família) do Papa João Paulo II, escrita após o Sínodo da Família realizado em 1980; e também no Catecismo da Igreja Católica (CIC §1652). Com um olhar acolhedor e não julgador, orientar a família pelos princípios da misericórdia e da verdade; e ainda, a utilizar o espaço privilegiado dos movimentos, pastorais e serviços eclesiais que atuam junto à família como lugar adequado para a acolhida e vivência comunitária das famílias em segunda união. Sendo assim, a Paróquia Espírito Santo está de portas abertas para recebê-los e orientá-los pelo princípio da fé e amor de nosso senhor Jesus Cristo.
Defesa da Vida
O principal objetivo é divulgar e defender os valores éticos e morais da inviolabilidade da vida humana desde sua concepção e dos direitos da família. Acolhendo as mulheres em situação de vulnerabilidade defendendo a vida e auxiliando durante a gestação. Ser defensor da vida é muito mais do que levantar a bandeira contra o aborto: é amar a vida, desejá-la, dispor os meios para que ela exista, se multiplique e termine de forma natural segundo a vontade Divina. “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10, 10) e “Defender e promover, venerar e amar a vida é tarefa que Deus confia a cada homem” (São João Paulo II).