Carregando...

"Deus deseja que você amadureça e desenvolva as características de Jesus Cristo, infelizmente muitas pessoas envelhecem mas nunca crescem na fé, estão sempre na mesma, simplesmente porque nunca pretendem crescer, pois têm medo de se comprometer com qualquer coisa, não valorizam a vida que Cristo conquistou para elas. Decida ser mais como Cristo, busque, persista, esforce-se para não perder o céu que foi conquistado para você. Tenha uma quinta-feira para renunciar ao mundo e estar aberto a vida!" -

Pastoral Familiar

Quem somos?

Somos um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.


Metas principais:

• Fazer da família uma comunidade cristã;

• Fazer com que a família seja santuário da vida;

• Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade;

• Tornar a família missionária e Igreja doméstica.


Objetivos:

• Formar agentes qualificados;

• Acolher toda família a partir da realidade em que se encontra;

• Santificar os laços familiares e tornar a família missionária e Igreja doméstica.

• Promover a missão em família e valorizar os tempos litúrgicos e datas civis;

• Articular o trabalho em conjunto com as outras pastorais e movimentos eclesiais;

• Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja.



Pastoral Familiar na Paróquia Espírito Santo



Núcleo Batismo

Coordenadores: Alexandre e Adriana

Responsável pelos encontros de pais e padrinhos, com o compromisso da realização mensal dos encontros de formação e a organização no dia do batizado que acontecem semanalmente em nossa paróquia.


Núcleo Noivos

Coordenadores: Marcelo e Ana

Para celebrar o Sacramento do Matrimônio na Igreja Católica, é exigida uma preparação mínima que os esclareça acerca das responsabilidades a serem assumidas na sua vida matrimonial. Os nubentes recebem orientação para que juntos assumam o matrimônio como sacramento de Deus e alicercem na fé sua vida de casal cristão.


Celebração do Matrimônio

Coordenadores: Adailton e Meire

Responsável pela orientação antes e durante a celebração do matrimônio, acolhendo no momento mais importante da vida do casal. Propicia aos noivos um aprofundamento na compreensão e vivencia do amor, bem como de sua celebração sacramental.


Recém-Casados

Coordenadores: Alessandro e Telma

Realizam encontros e acompanhamento matrimonial para orientar casais recém-casados em seus primeiros anos de casamento. Os primeiros anos da união conjugal são muito importantes para consolidação do matrimônio, pois é nesse período que se observa o maior número de separações, sendo os primeiros cinco anos decisivos para o futuro do casamento. O principal objetivo é dar continuidade ao "despertar" proporcionado no Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial e orientar os novos casais diante dos desafios que se lhes apresentam no dia a dia e assim solidificar as bases da sua vida matrimonial.


Santificação de Casais

Coordenadores: Natã e Marcela

Muitos casais vivem juntos ou estão casados somente no civil, com filhos ou não. O fato é que muitas famílias são constituídas assim. A santificação não é só uma benção. O sacramento do matrimônio é a única forma dos fiéis batizados viverem o seu matrimônio. Não é com a união estável nem com o casamento só no civil. A finalidade é fazer um matrimônio santo: ser ministros da graça de Deus um para o outro. A motivação pode ser a vontade de participar da Santa Comunhão.


ECPES – Encontro de Casais da Paróquia Espírito Santo

Coordenadores: Junior e Monica

Este encontro tem como objetivo alcançar casais que buscam uma melhor vivência do seu matrimônio. É formado por agentes que já vivenciaram esse encontro e hoje buscam ser multiplicadores do amor de Deus nas famílias. É destinado a casais que possuem o sacramento do matrimônio. Inspirando na família o chamado à vida cristã e a evangelização dos filhos.


Casais em Segunda União

Coordenadores: Douglas e Jani

São muitos os casais que estão em segunda união. Pessoas que foram casadas uma primeira vez na Igreja, se separaram e se uniram a outra pessoa apenas no civil, já que não podem se casar na Igreja. A orientação que a Igreja nos oferece sobre a situação dos casais em segunda união está na Exortação Apostólica Familiaris Consortio (sobre a Família) do Papa João Paulo II, escrita após o Sínodo da Família realizado em 1980; e também no Catecismo da Igreja Católica (CIC §1652). Com um olhar acolhedor e não julgador, orientar a família pelos princípios da misericórdia e da verdade; e ainda, a utilizar o espaço privilegiado dos movimentos, pastorais e serviços eclesiais que atuam junto à família como lugar adequado para a acolhida e vivência comunitária das famílias em segunda união. Sendo assim, a Paróquia Espírito Santo está de portas abertas para recebê-los e orientá-los pelo princípio da fé e amor de nosso senhor Jesus Cristo.


Defesa da Vida

O principal objetivo é divulgar e defender os valores éticos e morais da inviolabilidade da vida humana desde sua concepção e dos direitos da família. Acolhendo as mulheres em situação de vulnerabilidade defendendo a vida e auxiliando durante a gestação. Ser defensor da vida é muito mais do que levantar a bandeira contra o aborto: é amar a vida, desejá-la, dispor os meios para que ela exista, se multiplique e termine de forma natural segundo a vontade Divina. “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10, 10) e “Defender e promover, venerar e amar a vida é tarefa que Deus confia a cada homem” (São João Paulo II).


Calendário

  • 13
    08

    09:00 até 10:00
    (VIRTUAL) Programa Bom dia, Espírito Santo
    Ver detalhes
  • 13
    08

    15:00 até 15:30
    (VIRTUAL) Terço da Misericórdia
    Ver detalhes
  • 13
    08

    18:20 até 18:50
    (VIRTUAL) Terço Mariano
    Ver detalhes
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação