Carregando...

"Bom dia. Que neste novo dia possamos nos abandonar à vontade de Deus, confiantes de que Ele sabe o que é melhor para nós. Que possamos entregar a Ele nossas preocupações e medos, sabendo que Ele cuida de nós com amor infinito e providência divina. Que você tenha um dia santo!" -

JESUS FALAVA EM PARÁBOLAS
13 a 19/07/2020

1º passo = Encontro
(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação
15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação
(ensino) 40 min
Leitura:
Mt 13,10-16
Salmo:
78,1-8

Quando você toma a Bíblia em suas mãos, talvez não faça ideia dos longos séculos que foram necessários para ela chegar assim, prontinha em suas mãos. Ela foi escrita por várias mãos em pergaminhos, papiros, em diferentes terras, em línguas diferentes (aramaico, hebraico e grego) e teve influência dos costumes, culturas de sua época. Nada destas realidades atrapalhou o cumprimento da Palavra de Deus no meio do povo, ao contrário, Deus fala através delas e usa destas realidades para Se comunicar e comunicar as Suas verdades e Seu plano para a humanidade.

Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus feito gente, nasceu em uma região específica, veio nos salvar e anunciar a Boa Nova da salvação, anunciar uma nova doutrina, a Lei do amor, veio comunicar verdades eternas que se fossem ditas de qualquer modo, as pessoas não compreenderiam, pois são realidades divinas. Quando Jesus falava para as multidões, usava um recurso muito inteligente que se chama parábolas. Esta era uma forma prática de se comunicar, utilizando-se de comparações com alguma realidade de sua época a fim de revelar a realidade divina, assim nos explica dom Estevão Bettencourt (OSB) (Monge Beneditino, in memorian, teólogo, autor de vários livros e de cursos, sendo um deles sobre parábolas, no qual nos inspiramos para elaborar este e os próximos dois roteiros. Estevão Bettencourt deixou um grande legado de sabedoria, entrega a Deus e à Igreja):

“O termo parábola vem do grego parabolé, que significa comparação; vem do verbo para-bállo, jogar ao lado, colocar uma coisa ao lado da outra ou confrontar. No plano da linguagem significa recorrer a uma imagem ou história sensível para ilustrar uma realidade ou uma verdade de ordem superior. Este modo de falar (Em parábolas) corresponde bem a estrutura psicossomática do homem que começa a conhecer as coisas visíveis para poder-se elevar às invisíveis. Por isso as primeiras expressões da linguagem escrita eram imagens ou sinais que representavam coisas (casas, árvores, pássaros) ou pessoas; o homem escrevia em imagens, porque pensava, servindo-se de imagens”

Assim Jesus falava às multidões em parábolas porque o povo estava fechado, não estava aberto a compreensão das coisas divinas. (V-11) Já para os seus mais próximos ele explicava o sentido das parábolas (Mt 13,36). Conheça algumas das verdades eternas que Jesus escolheu para repassar em forma de parábolas e ao longo deste ano, procuraremos explicar algumas delas:

A fecundidade, a fertilidade da Palavra de Deus em sua vida:

A) A semente em diversos terrenos: (Mt 13,3-9.18-23)

B) A semente que cresce por si: (Mc 4,26-29)

C) O Grão de mostarda: (Mc 4,30-32)

D) O fermento: (Mt 13,33)

Quem é Deus:

A) A ceia nupcial, veste nova, vinho novo: (Mt 9,14-17; Mc 2,18-22; Lc 5,33-39)

B) Os operários chamados a trabalhar na vinha: (Mt 20,1-16)

Como responder a Deus:

A) Parábola dos talentos (Dinheiro emprestado): (Lc 19,11-27; Mt 20,1-16)

B) As crianças que brincam na praça pública: (Mt 11,16-19; Lc 7,31-35)

C) Os dois filhos: (Mt 21,28-32)

Jesus ensinou usando cerca de 40 parábolas. Todas comunicam verdades eternas, mas nestas 10 aqui apresentadas, você pode se aproximar muito de Deus, pois elas te ensinam como acolher a Palavra e fazer com que Ela transforme a sua vida, lendo e orando sobre as quatro do primeiro bloco. Pode conhecer melhor a Deus nas duas do segundo bloco e responder a Ele ao seu chamado através das ultimas três.

Meu irmão, minha irmã, tenha com você que Deus usou de todas as maneiras para nos salvar, esta “história de Salvação” já acontece há milhares de anos, especialmente com a vinda de Jesus e com sua morte e Ressurreição salvou a todos nós. E para comunicar as suas verdades ele também usa de inúmeras maneiras: Acontecimentos, milagres e através dos artifícios da linguagem como a gente usa hoje para evangelizar através das artes, teatros, etc. E as parábolas são mais um dos tantos recursos que nosso Senhor usou para que ainda hoje você compreenda a sua palavra, o seu plano de Salvação, a vida eterna, a oração e até como será a sua volta gloriosa através das parábolas da “vigilância” (Lc 12,35-48) e “a rede jogada ao mar” (Mt 13,47-50).

Hoje Jesus te chama através de parábolas, atenda seu chamado lendo em oração sobre estes temas: A Palavra em sua vida, Quem é Deus e como responder ao seu chamado. 

Perguntas

1) O que é uma parábola? 

2) Porque Jesus falava em parábolas?


4º PASSO = EVANGELIZAÇÃO

Nesta etapa da célula é muito importante recordar que cada membro é um discípulo e missionário, conforme a nossa “visão celular” e que devemos ao longo da semana evangelizar nas mais diversas formas que existe para se evangelizar, especialmente através do testemunho e com os seus Oikos.

5º PASSO = ENTREGA (Oração) | 10 minutos

(orar pelas necessidades da Igreja, da célula, de seus membros e de pedidos apresentados na hora da oração). A sequência então será esta: meditar, estudar melhor e procurar viver durante a semana o tema proposto. Assim, você terá uma semana para assimilar melhor o conteúdo do roteiro e poder partilhar sobre suas experiências na próxima célula.

Entrega

MEDITAÇÃO:Jesus tinha e tem um jeito todo especial de se aproximar das pessoas para anunciar a sua boa nova, a sua salvação, para cada pessoa ele tinha uma abordagem diferente, com Zaqueu ele falou de uma maneira, com a samaritana de outro, com o oficial da guarda de outra ainda. Com a multidão ele usou do recurso das parábolas, uma maneira comparativa de comunicar as suas verdades. De fato, Jesus de tanto nos amar usa de todos os recursos para nos alcançar.

VIVÊNCIA:Durante esta semana, rever o chamado que Deus te fez um dia, lendo em oração a sequencia destas parábolas. 

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL, FAMILIAR, ESPIRITUAL, SUA CÉLULA E SUA SEMANA!


Estudos Anteriores

Colaboradores da evangelização pela comunicação