Carregando...

"Bom dia, Hoje é o dia em que celebramos a fonte inesgotável de amor que jorra do coração de Jesus. Que possamos abrir nosso coração e dizer: “Jesus, eu confio em Vós!” Tenha um domingo de entrega e confiança na Divina Misericórdia." -

Falem entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais
03 a 09/10/2022

1º passo = Encontro
(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação
15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação
(ensino) 40 min
Leitura:
Ef 5, 18-20 Col 3,18
Salmo:
Sl 16 (15)

Falar ou cantar salmos, hinos e cânticos espirituais significa instruir, exortar e advertir os irmãos por meio dos salmos bíblicos e músicas de louvor. 

A célula pode ser edificada e todos podem crescer na fé por meio de cânticos. Portanto, o objetivo de cantar nas reuniões celulares não é “encher” o tempo ou “facilitar” os louvores mas sim mas deixar o Espírito Santo falar por meio das músicas. 

O Antigo Testamento, predizia que a vinda de Cristo iria resultar em cânticos novos (Isaías 42,10); e já no primeiro capítulo de Lucas esses cantos já começam a aparecer:
●    Lucas 1,46-55: Cântico de Maria (“Magnificat”)
●    Lucas 1,68-79: Cântico de Zacarias (“Benedictus”)
●    Lucas 2,29-32: Cântico de Simeão (“Nunc Dimittis”)

Há muitas músicas inspiradas em passagens bíblicas e esse costume é recomendado. Em nossa Igreja, muitas pessoas têm sido inspiradas a compor músicas que abençoam e levam as pessoas a permitir a ação de Deus. Não há dúvidas de que a música é um dos melhores meios de evangelizar, pois toca direto ao coração, à alma. 

Como podemos viver este mandamento?
1.    O ensino, o encorajamento e o aconselhamento podem ser comunicados de modo eficaz por meio de letras e melodia. É maravilhoso o hábito de compartilhar músicas, trechos de shows católicos, palavras de ânimo dos músicos católicos!
2.     A música é um meio especialmente agradável de se louvar e adorar a Deus
3.    O fato de estarmos louvando juntos pode nos encher do Espírito Santo, e até ajudar a nos colocar sob o controle do Espírito (Efésios 5,18-19);
4.    O coração agradecido a Deus naturalmente se põe a cantar (Efésios 5,20, Colossenses 3,16)
5.    Esses cânticos são principalmente, para honrar a Deus. O nosso próprio prazer musical fica em segundo plano (Colossenses 3,17);
6.    Devemos valorizar a música católica, há muitos músicos fazendo um trabalho lindo de evangelização, transmitindo para nós vivência e conhecimento da Palavra; da vida e experiência dos santos; e de toda a nossa doutrina. É muito rico conhecer esses cantores, pois essas composições nos aproximam mais de Deus e da história de nossa fé. Mas não tem problema ouvir músicas cristãs de outras igrejas, desde que as letras combinem com as verdades da Palavra de Deus e não firam a doutrina católica. 
     

Perguntas
1) Sua célula valoriza a música como instrumento de Deus?
2) Todos possuem as letras das músicas, para que possam participar?

Meditação: A letra da música pode falar com maior impacto emocional do que as mesmas palavras sem música. As qualidades líricas, rítmicas e harmoniosas combinam para tornar mais fácil gravarmos na memória as palavras musicadas do que as comuns. Cânticos baseados na Palavra de Deus nos ajudam a fazer com que habite, ricamente em nós, a Palavra de Cristo.

Vivência: Você conhece bem as músicas católicas? Tem costume de ouvi-las? Você pode buscar por playlists de músicas católicas nas plataformas de áudio e buscar referências nos portais católicos. A comunidade Canção Nova, por exemplo, tem uma boa lista de músicas, que podem ser filtradas por categorias. Neste link: https://musica.cancaonova.com/musicas/


Estudos Anteriores

Colaboradores da evangelização pela comunicação