Carregando...

"Bom dia, O Senhor não deixa nada ao acaso. Tudo tem um motivo para acontecer. Temos que ser humildes e aceitar que sua sabedoria é tão vasta quanto o universo e que nós jamais conseguiremos entender todos os gestos divinos. Que Deus te abençoe!" -

Em busca da conversão diária: penitência e jejum, oração e caridade
21 a 27/03/2022

1º passo = Encontro
(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação
15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação
(ensino) 40 min
Leitura:
Lucas 5,33-35
Salmo:
Salmo: II Cor 5, 14-15

Durante a Quaresma, vivemos um período profundo de conversão e reconciliação com Deus e os irmãos. São 40 dias de oração, caridade, penitência e jejum intensos, tudo para contribuir com nossa volta ao Senhor. E para essa vivência é importante recordar alguns pontos essenciais neste período.

Penitência e jejum
De acordo com a Doutrina Católica, ao fazer jejum é possível manter-se mais forte contra os pecados. Quando vivemos uma vida desregrada, sem equilíbrio, damos abertura ao pecado, nos tornamos vulneráveis. E quando praticamos o jejum e as penitências criamos “resistência” e fortalecemos o autocontrole, que nos ajuda a evitar os pecados que nos rondam todo o tempo. Aqui podemos lembrar que: “O quarto mandamento da Igreja (‘Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja’) determina os tempos de penitência, que nos preparam para as festas litúrgicas e contribuem para nos fazer adquirir o domínio sobre nossos instintos e a liberdade de coração” (CIC 2043).

Já a penitência é “uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma conversão para Deus de todo o nosso coração” (CIC 1431). 
Essas práticas espirituais servem para nos ajudar a encontrar Deus por meio da oração.

Algumas sugestões de penitência são:
- Alimentação: substituir a carne por peixe ou outro alimento; comer de forma modesta; suspender doces, refrigerantes ou guloseimas; reservar um dia para fazer um jejum total ou parcial.
- Corporal: rezar alguma oração mais prolongada de joelhos; não usar elevadores ou escadas rolantes; deixar de usar o carro e pegar apenas transporte coletivo ou ainda descer do ônibus um ponto antes do necessário e andar a pé ou qualquer outra ação que leve a superação física em algum sentido.
- Moral: não reclamar, mas agradecer a Deus pelas adversidades; sorrir sempre mesmo em situações difíceis; moderar o uso das tecnologias e redes sociais; acordar mais cedo para rezar; não ouvir música no carro; trocar a TV por leitura; falar bem das pessoas que se gostaria de criticar; dormir no horário mesmo sem vontade; doar tempo e trabalho a quem precisa.

Oração e caridade
As práticas de caridade e a vivência das celebrações de preceito na Igreja, bem como a busca do Sacramento da Confissão/Reconciliação e a realização de momentos de oração profunda são essenciais para uma Quaresma santa a caminho de uma vida nova, convertida em Cristo. É preciso doar: alimentos, dinheiro, mas, igualmente importante é doar tempo para aqueles que tanto precisam de uma palavra, de um olhar ou apenas que alguém os escute e dê atenção. 
A oração surge como arma forte para batalhas espirituais tão recorrentes, principalmente neste tempo em que se busca a conversão. Por isso, a importância de orar sem cessar, fortalecer-se nesse propósito e consequentemente fortalecer-se contra o pecado. Unir a oração a um gesto concreto de caridade trará paz e o verdadeiro sentido da conversão diária que buscamos.

Perguntas: 
1-    Como você pode neste ano viver algo concreto neste tempo de conversão? 
2-    Como sua célula pode te ajudar a viver a conversão diária?

  
4º PASSO = EVANGELIZAÇÃO | Nesta etapa da célula é muito importante recordar que cada membro é um discípulo e missionário, conforme a nossa “visão celular” e que devemos ao longo da semana evangelizar nas mais diversas formas que existe para se evangelizar, especialmente através do testemunho e com os seus Oikos.

5º PASSO = ENTREGA (Oração) | 10 minutos (orar pelas necessidades da Igreja, da célula, de seus membros e de pedidos apresentados na hora da oração). 

MEDITAÇÃO: Para provar a Jesus crucificado que o amo verdadeiramente, devo converter-me, isto é, fazer morrer ao pé da cruz tudo o que é do homem em mim, todas as minhas negligências e tibiezas, todo o meu amor próprio e orgulho, toda essa cobiça de bem estar e de gozo, tão inimiga do que incomoda ou desagrada, esse melindre, que se ofende de tudo; esse espírito de crítica e maledicência, que acha que dizer contra tudo; essa leviandade, essa distração e inaplicação do espírito, que não quer entregar-se à meditação; essa intemperança da língua que manifesta tudo o que o coração sente; finalmente, tudo o que é incompatível com o amor que Jesus crucificado pede aos seus. Devemos substituir estas más inclinações pelas sólidas virtudes que a cruz ensina: a humildade, a mansidão, a caridade, a paciência, a abnegação. Devemos ter um profundo e verdadeiro período de penitência e jejum, de oração e caridade.

VIVÊNCIA: Nesta semana, escolha uma forma de cumprir esse estudo, com uma penitência e jejum, uma oração em prol da paz no mundo e um ato concreto de caridade, depois compartilhe com sua célula.


Estudos Anteriores

Colaboradores da evangelização pela comunicação