Carregando...

"Bom dia, A palavra de Deus é o antidoto contra o medo de enfrentar a vida sozinho. Falando conosco, o Senhor lembra-nos que estamos no seu coração, somos preciosos a seus olhos! Tenha um dia para reconhecer como um filho amado por Deus!" -

TEMA: COMO SUPERAR TEMPOS DIFÍCEIS - Tema 2: Vencendo os obstáculos da vida
16 A 22/11/2020

1º passo = Encontro | acolher as crianças em um ambiente preparado.

Olá crianças, sejam todas muito bem-vindas, que bom que vocês vieram!

2º passo = ORAÇÕES EM GESTOS | 15 minutos

EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

Podemos fazer essa oração da Trindade Santa cantando. (Sinal da cruz é o sinal do cristão (bis), mãos para frente para cima o dedão Deus abençoe a minha mente, boca e meu coração (bis)).

E vamos pedir a presença do Espírito Santo para que Ele nos conduza, nos acalme e para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer hoje, vamos abrir bem os ouvidos e o coração.

Vinde Espírito Santo: http://bit.ly/VindeEspíritoSanto
Pai Nosso: http://bit.ly/PaiNossoGestos
Ave Maria: http://bit.ly/AveMariaGestos

DEZENINHA DO TERÇO MARIANO | 10 minutos
Para nossa oração podemos rezar um mistério do terço; deixe que as crianças coloquem suas intenções antes de iniciar, caso seja necessário devemos estimulá-las a falar, pois é muito importante que elas exponham suas intenções.

3º Passo = Edificação (Ensino) | 20 minutos

Palavra: “Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho (Mc 10-52).

HISTÓRIA:
Nesse ano de 2020, estamos vivendo algo novo e para muitos um tempo assustador. Tivemos que adaptar nossas vidas para um outro estilo, ficando longe das pessoas que amamos para segurança de todos, nos comunicando através de recursos tecnológicos como celular e computador para saciar um pouco da saudade que sentimos. Imagina quem tem que superar esse tempo sem esses recursos tecnológicos, vocês conhecem alguém?
Se você parar para pensar, toda nossa vida é cheia de obstáculos. O nascimento de uma criança é um grande exemplo, é algo novo para os dois lados. Os pais têm o desafio de ensinar a andar, comer, etc., e o bebê tem o desafio de aprender tudo isso. Nada nessa vida a gente conquista de graça e nada é mais gratificante do que vencer com sua própria força de vontade.
Hoje vou contar a história de um homem chamado Bartimeu. Alguém já ouviu falar ou sabe qual o obstáculo da vida dele? Era a cegueira, crianças. Isso mesmo, ele não podia enxergar nada e vivia sua vida como mendigo nas ruas pedindo ajuda e moedas para sobreviver.
Certa vez, Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Uma grande multidão estava ali para ouvir seus ensinamentos. No final da cidade estava sentado Bartimeu, e ouvindo a multidão, percebeu que Jesus estava passando. Ele já havia escutado histórias de que Jesus tinha o poder de curar, e então com toda sua força e sem pensar duas vezes ele começa a gritar e clamar para que o ouvisse. “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!”.
Mesmo assim Jesus não ouviu rapidamente, então a multidão que o acompanhava começou a repreendê-lo para que ficasse quieto, pois estavam ali para ouvir o Senhor. Mas o cego não atendeu o pedido e voltou a gritar com mais força “Jesus, Jesus”, então o Senhor ouviu.
Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”. Sem pestanejar o cego se levanta tira sua capa e vai até Jesus, que logo lhe faz uma pergunta: “o que queres que eu te faça? “.
O cego então com toda fé e confiança diz: “Senhor eu quero enxergar”. “O que você quer que eu lhe faça?”, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver!”. Então Jesus vendo toda fé e força de vontade que aquele homem teve, disse: “Vai, a tua fé o curou”. Imediatamente sua visão retornou e então Bartimeu começou a seguir Jesus.

Linda história de fé e força de vontade não é crianças? Um homem com toda essa dificuldade, não desistiu de um sonho, o de poder enxergar. Quando ele levanta, tira a sua capa e vai até Jesus, ele está deixando de lado toda uma vida de escuridão e sofrimento Ele quer naquele momento uma nova vida e sabe que só terá com Jesus ao seu lado.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Rezemos juntos: Querido Deus, que eu não fique esperando sentado as coisas, que eu tenha força e fé para levantar e não ter medo de buscar meus sonhos.

Perguntas:
Qual era o obstáculo de Bartimeu na história?
Ele teve algum medo?
Você já passou por algum obstáculo, que achou que não ia conseguir passar?
Você tem algum sonho?

Deixe as crianças comentar a história que acabaram de ouvir.

4º Passo = Evangelização (Ação Missionária)

Oficina: Montar um cego Bartimeu

Material: 
- 1 bexiga
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira)
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto) ou
com caneta permanente.
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta)
- 1 cadeira
- 1 caneca ou similar

5º Passo: Entrega (Oração)
Pelo padre, pela célula infantil, pelos tios evangelizadores e por todas as crianças. Estivemos e sempre estaremos reunidos no Amor de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

ORAÇÃO PARA O LANCHE
Cantar música para o lanche. Segue o link abaixo para aprender como cantar com as crianças. Lembrando que sempre mudamos a letra para nosso lanchinho:
http://bit.ly/LanchinhoAoSenhorAgradecemos


Estudos Anteriores

Colaboradores da evangelização pela comunicação