"Bom dia. Que a luz do amor de Deus brilhe sobre você hoje, enchendo seu coração de paz e esperança para enfrentar o dia. Que Deus te abençoe e proteja!" -

Transfiguração do Senhor

Última atualização: 09/08/2021 | 16:20:03

Por Gabriel Lemes – Equipe Jornalismo PASCOM

No dia 6 de Agosto é comemorado a festa da "Transfiguração do Senhor”, um evento muito importante e que é celebrado desde o século V. Nesta data, somos convidados a dirigir o olhar para o resto de Jesus, assim como os apóstolos Pedro, Tiago e João fizeram, após a transfiguração do Senhor no alto do monte Tabor, localizado na Galiléia.

Segundo São Mateus, Jesus conduziu Pedro, Tiago e João até o alto de um monte e transfigurou-se diante deles, com as vestes resplandecentes e brancas, que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia fazer ficar tão brancas. Após a chegada de Elias e Moisés, Pedro disse: “Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias” e formou-se uma nuvem e veio uma voz dizendo: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-O".

A intenção de Jesus era de fortalecer a fé dos três apóstolos, para que pudessem suportar o desfecho de Sua paixão, antecipando o esplendor e glória da vida eterna.

A festa da “Transfiguração do Senhor” serve para preparar os cristãos para permanecerem firmes na fé em Cristo em qualquer circunstância. Em 2002, o Papa João Paulo II nos lembrou que “o rosto de Cristo é um rosto de luz que rasga a obscuridade da morte:  é anúncio e penhor da nossa glória, porque é o rosto do Crucificado Ressuscitado, o único Redentor da humanidade, que continua a resplandecer sobre nós (cf. Sl 67, 3)".