São Vicente de Paulo

Última atualização: 28/09/2021 | 12:42:29

Por Jéssica Dourado – Equipe Jornalismo PASCOM

Hoje é dia de São Vicente de Paulo.

Nasceu na França, no ano de 1581. Mesmo sendo um país considerado potência, São Vicente procurava ajudar crianças abandonadas da pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Ele não ficou de braços cruzados, deixou-se mover pelo espírito de amor. São Vicente de Paulo foi um grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa. Como padre, trabalhou em uma paróquia na qual conviveu com as misérias materiais e morais.

Tal experiência abriu seu coração para começar as obras da fé. Em uma viagem, foi preso e com humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão. Após dois anos, conseguiu sua liberdade.

Depois de sua libertação, São Vicente de Paulo iniciou a reforma de clero, fez obras assistenciais e também iniciou a luta contra o jansenismo, que na época esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional.

Vicente de Paulo fundou a Congregação da Missão (lazaristas) e, unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as Filhas da Caridade (irmãs vicentinas).

São Vicente de Paulo faleceu quase octogenário, em setembro de 1660.