Carregando...

"Bom dia. O amor de Deus por nós é infinito e incondicional. Que neste dia possamos nos sentir profundamente amados por Ele, encontrando consolo e força em Sua presença constante em nossas vidas. Que Deus te abençoe!" -

São Romualdo

Última atualização: 21/06/2021 | 11:32:26

Por Raíssa Macedo – Equipe Jornalismo PASCOM

De família nobre na cidade de Ravenna e aos 20 anos, teve o fim de um doloroso processo de conversão interior, tomou a decisão de tornar-se monge na abadia beneditina de Santo Apolinário em Classe na cidade de Ravenna, que seguia a tradição da grande Cluny(França).

Ele que teve uma juventude longe do Evangelho após se converter sua devoção foi de todo coração à intimidade com Cristo na contemplação, alimentada pela meditação fiel da palavra, pela oração contínua dos salmos, pela eucaristia e por uma vida ascética de purificação interior e, ao mesmo tempo, empenhara-se na reforma espiritual da vida dos sacerdotes, dos monges e dos leigos, alternando vida solitária no eremitério e peregrinação incansável pelas estradas do mundo.

Ele não teve nenhuma pretensão de tornar-se “fundador” de uma “nova vida monástica”, enquanto ficava profundamente enraizado na santa tradição. Mas seu jeito e espontaneamente a fecundidade e a sabedoria de vida que o Espírito do Senhor alimentava nele e que o guiava para atualizar no seu tempo a herança dos padres do monaquismo.

O próprio Espírito tornou São Romualdo “pai” e “mestre”, colocando em sua vida discípulos. Reformou mosteiros existentes, fundou novos mosteiros, preferindo entregar a condução prática deles aos discípulos mais maduros e cuidar ele mesmo dos discípulos, guiado pela preciosa virtude espiritual.

 Nada de excesso ou de extravagante na vida devota e no estilo de vida quer na solidão do eremitério quer na vida comunitária do mosteiro: a Regra, a experiência e os ensinos dos padres, constituem o guia sempre válido para caminhar na via da perfeição.

Vamos rezar juntos para que São Romualdo possa nos ajudar a ser verdadeiros devotos e servos apaixonados por Cristo:

“Ó Deus, pai de bondade, eu vos peço, pela intercessão de São Romualdo, que nunca me sinta por vós desamparado. Eu vos peço por mim e por todos aqueles que sofrem dores físicas, que se sentem abandonados e que carregam a cruz sozinhos no meio do desespero. Concedei a força e a aceitação do mistério da dor.

Amém.”


Veja Também

Calendário

  • 05
    05

    18:00 até 22:00
    Arraiá dos Vicentinos
    Av. Perseu, 380 - Jardim Satélite, São José dos Campos - SP, 12230-470, Brasil
  • 05
    05

    18:00 até 19:00
    Terço Mariano na webradio PES de CRISTO
    Online
  • 05
    05

    19:30 até 20:30
    Santa Missa
    Igreja
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação