Carregando...

"Bom dia! Jesus, nos acolha em seu coração para que sejamos capazes de perceber tudo aquilo que é preciso ser trabalhado em nós. Deus quer curar nossas feridas, mas para isso precisamos estar atentos, escutar a palavra e fazer escolhas que orientem o rumo de nossas vidas. Que seu dia hoje seja de escuta e você possa sentir o trabalhar de Deus para enfrentar os desafios com fé e coragem." -

São Pio V

Última atualização: 01/05/2021 | 22:31:25

Por Bruna Pompeu - Equipe Jornalismo PASCOM

Nascido na província de Alexandria em 1504, Antonio Miguel Ghislieri aos catorze anos ingressou  na congregação dos dominicanos.

Ficou conhecido pela Contrarreforma ao  combater a heresia, e pela Liga Santa, uma coalizão militar que buscava impedir o avanço de turcos na Europa. Também fez grandes mudanças teológicas e litúrgicas, além de escrever textos do Breviário, Missal e do Catecismo

 

Assim que assumiu o papado, foi procurado por diversos parentes em Roma, mas não deu emprego a nenhum, dizendo que se um parente do Papa não estivesse em miséria já era bastante rico.

 

Fez diversas mudanças no campo pastoral como a obrigação de residência para bispos, a clausura de religiosos, o celibato e a santidade de vida dos sacerdotes. Pio também é venerado na Europa por ter acabado com as guerras internas e ficou conhecido por ter excomungado a Rainha da Inglaterra Elizabeth I, em 1570.

 

Dedicou seu pontificado aos pobres e necessitados, sendo o fundador de obras assistenciais como “Monte da Piedade” e os hospitais de São Pedro e de Espírito Santo. Com a escassez de 1566, Pio V cortou todos os gastos supérfluos e distribuiu alimentos e promoveu gastos sanitários. 

 

Debilitado por uma enfermidade, Pio V faleceu em 1572. Seus restos mortais estão na Basílica de Maria Maior em Roma. O Santo foi beatificado em 1672 e canonizado em 1712.

 

“Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Pio V governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

 

Pio V, rogai por nós!


Veja Também

Calendário

  • 13
    05

    15:00 até 16:00
    (ONLINE) Terço da Misericórdia
    Estúdio da Webradio PES de CRISTO Ver detalhes
  • 13
    05

    18:00 até 19:00
    (ONLINE) Terço Mariano
    Estúdio da Webradio PES de CRISTO Ver detalhes
  • 13
    05

    19:00 até 20:00
    (ONLINE E PRESENCIAL) Santa Missa
    Paróquia Espirito Santo (Mitra Diocesana de São José dos Campos), Av. Cassiopeia, 461 - Jardim Satélite, São José dos Campos - SP, 12230-011, Brasil Ver detalhes
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação