"Bom dia. Que a confiança em Deus nos conduza através dos altos e baixos da vida, lembrando-nos de que não importa o quão distantes possamos estar, sempre podemos voltar para os braços amorosos do Pai misericordioso. Que sua vida seja abençoada!" -

São Pedro Damião

Última atualização: 22/02/2022 | 12:44:07

Por Raíssa Macedo – Equipe Jornalismo PASCOM

São Pedro Damião nasceu em Ravena, na Itália onde ficou órfão de pai e mãe desde criança. Viveu com seu irmão que o ajudou em sua criação. Era um padre de vocação contemplativa, simples, amante da vida monástica (é a prática da abdicação dos objetivos comuns dos homens em prol da prática religiosa).

Inspirado nos conselhos de Jesus, insistia que, para anunciar a Palavra de Deus, era essencial despojar-se de apegos materiais. Assim, ele solidificou a austeridade na vida religiosa e deu este exemplo em toda sua vida.

Com seus vinte e um anos, discerniu sua vocação à vida religiosa e ingressou na Ordem dos Camaldulenses, no mosteiro de Fonte Avellana, na Úmbria, onde religiosos austeros viviam como eremitas. Pedro Damião percebeu que era preciso uma renovação, um chamado mais radical e fiel às inspirações iniciais do seu mosteiro. Essa renovação precisava começar por ele. Ao se abrir à ação do Espírito Santo e ser obediente às regras, outros irmãos foram atraídos pelo novo ardor dele e o ajudaram na difícil tarefa de reformar e fundar outros mosteiros. Dessa forma contribuíram com o crescimento da Ordem dos Camaldulenses.

Muito inteligente e zeloso pela santidade, São Pedro Damião foi convidado pelo papa Estêvão IX, em 1057, a se tornar cardeal. Depois de muito relutar, aceitou mais esse chamado de Deus. Assim como ele havia ajudado sua Ordem a se manter fiel, seu chamado agora era alargado para o coração da Igreja. Enérgico, como sempre, ele escreveu livros e cartas para os papas e cardeais exortando-os a permanecerem fiéis à sã doutrina e buscarem com afinco a santidade.

Após sua morte, seus escritos continuaram influenciando religiosos importantes. Graças à sua ajuda a Igreja foi melhorando de situação. Já idoso, foi enviado a cidade de Ravena para solucionar uma questão sobre um antipapa.

São Pedro Damião faleceu em 1072, em Faenza, quando retornava de uma missão de paz. E ele passou a ser venerado como santo. No ano 1828 ele foi canonizado pelo papa Leão XII. Na ocasião, o Papa declarou São Pedro Damião doutor da Igreja, por causa de seus inúmeros escritos de teologia e pela incansável e eficaz atuação em favor da unidade da Igreja Católica.

Que sejamos intensos aos nossos chamados assim como São Pedro Damião.

Oração de São Pedro Damião:

“São Pedro Damião, por vossa história de vida podemos sentir a quão sacrificada foi vossa existência por amor às Leis de Deus, por amor à Igreja que se encontrava tão decaída. Não medistes esforços para que os consagrados retomassem suas responsabilidades e retornassem à uma vida de penitências, orações e santidade. Pedimos-vos, são Pedro Damião, que ajudeis nossos governantes e líderes de nossa Igreja a santificá-la e fazê-la encontrar a unidade e o rumo exato da vontade de nosso Deus. Por Cristo Nosso Senhor.

Amém.”