Carregando...

"Bom dia. Que nesta Sexta-feira Santa possamos lembrar do sacrifício de Jesus e renovar nossa fé no amor e na redenção. Que Deus abençoe seu dia!" -

São Pedro Claver

Última atualização: 10/09/2021 | 13:49:51

Por Gisele Croon – Equipe Jornalismo PASCOM

O missionário Pedro Claver nasceu em Verdú, na Catalunha (Espanha), em 26 de junho de 1580. Filho de um casal simples de camponeses e muito cristãos, desejaram consagrar o filho ao serviço do altar, pois o mesmo desde cedo revelou sua vocação. Enviaram Pedro à Salsona para estudar os primeiros elementos da gramática. Com 15 anos, o Bispo de Salsona conferiu-lhe a primeira tonsura e, aos 21 anos, entrou na Companhia de Jesus em Barcelona. Pedro era devotíssimo da Virgem Maria e um profundo adorador de Jesus Eucarístico. Quando terminou os estudos teológicos, Pedro de Claver viajou com uma missão para Cartagena, hoje cidade da Colômbia, na América do Sul. Iniciou seu apostolado antes mesmo de ser ordenado sacerdote, o que ocorreu logo em seguida, em 1616, naquela cidade. Em Cartagena, Pedro  estava diante de um dos três portos negreiros da América Espanhola, onde, a cada ano, chegavam de 12 a 14 navios carregados de escravos. Lá evangelizava os escravos que chegavam da África.

Durante mais de quarenta anos, a vida de Pedro Claver foi servir àqueles escravos, cuidando deles, do físico ao espiritual. Claver fazia de tudo para evangelizar um por um. Por suas mãos passaram mais de trezentos mil escravos. Apesar de não entenderem sua língua, entendiam a linguagem do amor, da caridade e do sentimento cristão e paternal que emanavam daquele padre santo. Por esse motivo os escravos negros o veneravam e respeitavam como um justo e bondoso pai.

No dia 3 de abril de 1622, Pedro Claver acrescentou aos votos religiosos de sua profissão mais um voto: o de gastar a vida inteira ao serviço dos negros escravos. Testificando este voto, escreveu de próprio punho: “para sempre escravo dos negros”.
 

Durante a peste, em 1650, ele foi o primeiro a oferecer-se para tratar os doentes. As consequências foram fatais: em sua peregrinação entre os contaminados, foi atacado pela epidemia, que o deixou paralítico. Depois de quatro anos de sofrimento, Pedro de Claver morreu aos setenta e quatro anos de idade, em oito de setembro de 1654, no dia na festa da Natividade da Virgem Maria.

Foi canonizado pelo papa Leão XIII em 1888. São Pedro Claver foi proclamado padroeiro especial de todas as missões católicas entre os negros em 1896. Sua festa, em razão da solenidade mariana, foi marcada para nove de setembro, dia seguinte ao da data em que se celebra a sua morte. O Papa Leão XIII, ao canonizar São Pedro Claver, declarou: “Pedro Claver é o santo que mais me impressionou depois da vida de Cristo”.

São Pedro Claver, rogai por nós!


Veja Também

Calendário

  • 29
    03

    11:30 até 12:30
    Terço Missionário
  • 29
    03

    18:00 até 19:00
    Ação Litúrgica Solene da Paixão do Senhor
  • 29
    03

    20:00 até 21:00
    Procissão do Enterro do Senhor
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação