"Bom dia. Que a misericórdia de Deus nos alcance neste novo dia, renovando nossas forças e nos lembrando do Seu amor incondicional por nós. Que possamos ser instrumentos de Sua misericórdia, espalhando perdão e compaixão por onde passarmos. Tenha um dia abençoado!" -

São Pedro Canísio

Última atualização: 22/12/2021 | 18:09:11

Em 1521, nasceu em Nimega, que hoje é território holandês, mas que na época fazia parte da Alemanha.

Pedro era diferente dos outros garotos. Ele sempre escolhia os livros de orações á brincadeiras. Com seus doze anos se juntava a algumas crianças para ensinar a elas trechos da Bíblia e do catecismo da Igreja. Quando completou seus quinze anos seu pai o enviou para a cidade de Colônia para estudar e aos dezenove concluiu o doutorado em filosofia.

Foi então, com o auxílio de um padre jesuíta, que o santo do dia descobriu seu chamado e se tornou o primeiro jesuíta alemão. Por conta disso São Pedro Canísio se recusou a casar, em um casamento planejado por seus pais e fez um voto eterno de castidade. mudou-se para Mainz com a finalidade de se dedicar somente aos estudos da religião.

E após sua ordenação recebeu a missão de retornar para a cidade de Colônia, onde deveria fundar uma nova Casa para a Ordem, local onde a divisão do protestantismo brigava com a Igreja Católica.

São Pedro Canísio foi um dos maiores obstáculos à propagação da antipatia protestante e graças a ele, a maior parte da Alemanha se manteve fiel à Igreja Católica.

Sacerdote Pedro Canísio conquistou a admiração de Papas e governantes. Era muito respeitado por ser o primeiro jesuíta alemão e por toda a grande obra que desenvolveu. Sua canonização foi celebrada pelo Papa Pio XI, no ano 1925 onde recebeu o título de Doutor da Igreja.

Sua morte ocorreu no dia 21 de dezembro de 1597, na cidade de Friburg, que fica na atual Suíça. São Pedro Canísio faleceu no mesmo ano em que São José de Anchieta, outro grande jesuíta, também entregou sua alma a Deus.

Oração a São Pedro Canísio

“Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Pedro Canísio, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Pedro Canísio, rogai por nós.”