Carregando...

"Bom dia. Que o Espírito Santo te inspire e te conceda sabedoria para enfrentar a vida com coragem e determinação. Que sua vida seja abençoada e repleta de paz e gratidão." -

São Matias

Última atualização: 15/05/2021 | 00:32:47

Por Andréia - Equipe Jornalismo PASCOM

São Matias foi, segundo a Bíblia, o discípulo escolhido para substituir Judas Iscariotes como apóstolo de Jesus Cristo.

Nascimento: Judeia

Falecimento: 80 d.C., Jerusalém

Local de Enterro: St. Matthias' Abbey, Tréveris, Alemanha

Matias se tornou um dos doze Apóstolos depois da morte e ressurreição de Jesus. Foi ele quem ocupou o lugar de Judas Iscariotes. O número 12 era muito importante para o grupo dos Apóstolos, pois simbolizava as 12 tribos de Israel que, por sua vez, simboliza todo o povo de Deus. Por isso, era importante escolher o décimo segundo Apóstolo. Por ter sido escolhido depois, ele é chamado também de “Apóstolo Póstumo”. São Matias é citado pela primeira vez no livro dos Atos dos Apóstolos, 1, 15-26.

"Depois da Ascensão de Jesus, Pedro disse aos demais discípulos: Irmãos, em Judas se cumpriu o que dele se havia anunciado na Sagrada Escritura: Com o preço de sua maldade se comprou um campo". O salmo 109 ordena ‘Que outro receba seu cargo’. Convém, então, que elejamos um para o lugar de Judas. E o eleito deve ser dos que estiveram entre nós o tempo todo em que o Senhor conviveu entre nós, desde que foi batizado por João Batista, até que ressuscitou e subiu aos céus...

 

E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, para que tome parte neste ministério e apostolado. “E por voto comum foi contado com os onze apóstolos". (At 1, 21-26) 

Segundo a tradição, o Apóstolo Matias, depois de receber a força do Espírito Santo em Pentecostes, saiu em missão para evangelizar a Judéia, a região da Capadócia e, depois, ainda esteve nas terras distantes da Etiópia. Sua missão foi eficaz e converteu a muitos em todos esses lugares. Por isso mesmo, ele sofreu duras perseguições até o martírio.

Porém, não desanimou. Incansável, anunciou o Evangelho de Jesus Cristo até o fim de sua vida. E entregou sua vida por Cristo. A tradição conta que São Matias morreu por apedrejamento e que, depois disso, foi decapitado na cidade de Jerusalém. Sabe-se que ele testemunhou até o fim, sua fidelidade a Jesus.  Por causa de seu testemunho, muitos se converteram à fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Oração a São Matias

“São Matias, és agora testemunha do Senhor, como apóstolo chamado em lugar do traidor. Do perdão de Deus descrendo, Judas veio a se enforcar; como o salmo anunciara, passe a outro o seu lugar. Por proposta de São Pedro, que preside a reunião, lançam sorte, e eis teu nome! Quão sublime vocação! E a tal ponto te consagras em levar ao mundo a luz, que proclamas com teu sangue o evangelho de Jesus. Dá que todos nesta vida percorramos com amor o caminho revelado pela graça do Senhor. Uno e Trino, Deus derrame sobre nós a sua luz; conquistemos a coroa, abraçando a nossa cruz!”


Veja Também

Calendário

  • 30
    04

    19:30 até 20:30
    Confissões
    Confessionário
  • 30
    04

    19:30 até 20:30
    Santa Missa
    Igreja
  • 30
    04

    20:00 até 21:00
    Encontro semanal do Grupo de Oração Restauração
    Santuário
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação