"Bom dia. O amor de Deus por nós é infinito e incondicional. Que neste dia possamos nos sentir profundamente amados por Ele, encontrando consolo e força em Sua presença constante em nossas vidas. Que Deus te abençoe!" -

São Luís Gonzaga

Última atualização: 22/06/2021 | 11:37:22

Por Frederik Lomônaco - Equipe Jornalismo PASCOM

São Luís de Gonzaga nasceu em 9 de março de 1568, em Roma, na Itália. Seu nome de batismo era Castiglione delle Stiviere, filho de Ferrante de Gonzaga, marquês de Castiglione e, portanto, pertencia à nobreza.

Primogênito entre 7 filhos, São Luís de Gonzaga também teria direito aos títulos do seu pai, podendo se beneficiar com uma vida rica e confortável. Mas sua história com a fé tomou outros rumos muito cedo. Ele foi educado na vida cristã pela sua mãe, Marta Tana di Sántena.

Aos 10 anos, São Luís de Gonzaga fez um voto de castidade e decidiu não se tornar um cavaleiro e lutar em batalhas, como seu pai lhe obrigava. Lembrando que na Itália Renascentista do século XVI as lutas por território eram muito comuns. Assim, as crianças eram iniciadas nos treinamentos militares com poucos anos de idade.

No caso de São Luís Gonzaga, pelo fato de ser o filho homem mais velho, isso aconteceu aos 5 anos de idade. Isso pode ter causado um amadurecimento precoce em São Luís Gonzaga, que ainda criança tomou decisões importantes para sua própria vida.

Entre 1582 e 1585 o jovem Castiglione delle Stiviere foi pajem, uma espécie de assistente de batalha do filho do rei dom Filipe II, da Espanha. Foi a última vez que São Luís Gonzaga pegou em armas na vida. Contrariando a decisão de seu pai, ele abdicou de todos os seus títulos e foi para Roma para se dedicar à Igreja.

Em Roma, teve apoio da Sociedade de Jesus, começou a estudar teologia e tornou-se membro dos jesuítas.

Quando narrada a história de São Luís de Gonzaga é possível imaginar a imagem de um senhor de barba que viveu muito e realizou diversas benfeitorias. No entanto, o jovem São Luís de Gonzaga morreu com apenas 23 anos, vítima de alguma doença infecciosa que atingiu Roma naquela época.

Não se sabe ao certo o nome da doença, mas São Luís de Gonzaga a contraiu enquanto cuidava de enfermos. Durante seu pouco tempo de vida, esse jovem santo se dedicou intensamente e árduamente para cuidar dos que mais precisavam. Se dedicou a cuidar do próximo.

Nunca teve medo de se guiar pelo chamado de Deus, pois sempre se perguntava: “Isso que estou prestes a fazer tem alguma coisa a ver com a eternidade? Vai contribuir para que eu conquiste a vida eterna?”. Assim se fez exemplo para muitas pessoas, principalmente os jovens.

São Luís de Gonzaga é padroeiro dos jovens e hoje é celebrado seu dia.