São João Paulo II

Última atualização: 25/10/2021 | 12:08:07

Alberto Andrade -  Equipe Jornalismo PASCOM

Nesta sexta-feira, a Igreja recorda São João Paulo II, papa com um dos pontificados mais longos da história, entre outubro de 1978 até sua morte, em 2 de abril de 2005.

Karol Wojtyła nasceu no dia 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Em outubro de 1942, entrou no seminário de Cracóvia clandestinamente por causa da invasão comunista em seu país e, em 1º de novembro de 1946, foi ordenado sacerdote. Em 4 de julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo auxiliar de Cracóvia. A ordenação episcopal de Wojtyla foi em 28 de setembro do mesmo ano. No dia 13 de janeiro de 1964, foi eleito Arcebispo de Cracóvia. Em 26 de junho de 1967, foi criado Cardeal por Paulo VI. Na tarde de 16 de outubro de 1978 foi eleito Papa.

Entre os feitos do seu papado, São João Paulo II iniciou em 1985 as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) através do seu grande amor pelos jovens. Nas 19 edições da JMJ celebradas ao longo de seu pontificado, foram reunidos milhões de jovens de todo o mundo. Além disso, sua atenção para com a família se manifestou com os encontros mundiais das famílias, inaugurados por ele em 1994.

Pediu perdão duas vezes em nome da Igreja, em março de 2000, pelas faltas humanas cometidas na Igreja Católica em toda a sua história. Fazendo referência à discriminação para com as mulheres, os pobres e etnias, e em 15 de junho de 2004, pediu perdão pela inquisição, “por erros cometidos no serviço da verdade por meio do uso de métodos que não tinham nada a ver com o evangelho”.

Entre os documentos mais importantes que João Paulo II nos deixou, está o Catecismo da Igreja Católica, que ele chamou de “texto de referência da fé católica”, e que pediu que os fiéis e os pastores “usem assiduamente ao convocar as pessoas para viver a fé” (Constituição Fidei depositum). Além disso, o Papa renovou o Código de Direito Canônico, em 1983.

No dia 22 de outubro, a Igreja Católica celebra o dia de São João Paulo II. A data foi estabelecida pelo Papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado. Nesta época, em uma das homilias, o Santo Papa falou. "“Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!".