Carregando...

"Bom dia. Que hoje possamos sentir a presença amorosa de Deus guiando nossos passos e nos preenchendo com esperança e paz. Que Deus abençoe sua vida!" -

São João Diego

Última atualização: 10/12/2021 | 14:23:24

Por Andréia Alexandre – Equipe Jornalismo PASCOM

São Juan Diego nasceu em 1474 em Cuauhtitlán, então reino de Texcoco, pertencente ao grupo étnico de chichimecas, e hoje território do México. Seu nome era Cuauhtlatoatzin, que na sua língua materna significava “águia que fala” ou “aquele que fala como uma águia”.

Em 1524, chegaram ao México os sacerdotes franciscanos, São João Diego sentiu-se atraído pela doutrina; já era adulto e pai, casado com Maria Lúcia, ambos foram batizados e tiveram um casamento cristão, mas, algum tempo depois, sua esposa faleceu.

Em 9 de dezembro de 1531, apareceu a ele em um lugar chamado Tepeyac, a Virgem Maria, que se apresentou como “a perfeita sempre Virgem Maria, Mãe do verdadeiro Deus”. A Virgem encomendou que, em seu nome, solicitasse ao Bispo, o franciscano Juan de Zumárraga, a construção de uma igreja no local da aparição.

O Bispo não aceitou a ideia, e a Virgem lhe pediu para insistir. No dia seguinte, Juan Diego voltou a encontrar o prelado, que o examinou na doutrina cristã e pediu provas concretas da aparição.

No dia 12 de dezembro, a Virgem lhe apareceu novamente e o consolou, convidando-o a subir ao topo da colina de Tepeyac, para colher flores e trazê-las para ela. Apesar da temporada de inverno e da aridez do local, São Juan Diego encontrou flores muito bonitas e colocou-as em sua “tilma”,(tecido tradicionalmente indígena), um tipo de manta típico da região. A Virgem, em seguida, ordenou-lhe que apresentasse essas flores ao Bispo.

Estando na frente do prelado, o Santo abriu sua “tilma” e deixou cair as flores. No tecido, apareceu a imagem da Virgem de Guadalupe, que desde então se tornou o coração espiritual da Igreja no México, e uma das maiores devoções marianas que permanece com força até hoje.

São Juan Diego, com a permissão do Bispo, foi morar em uma casa pobre ao lado do templo da “Senhora do Céu”. Limpava a capela e acolhia os peregrinos que visitavam o local, onde hoje se encontra um grande templo.

São Juan Diego, faleceu em 1548, ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1990 e canonizado pelo Papa peregrino em 2002; o vidente da Virgem de Guadalupe, cuja festa é celebrada em 9 de dezembro.


Veja Também

Calendário

  • 04
    05

    09:00 até 10:00
    Confissões
    Confessionário
  • 04
    05

    15:00 até 16:00
    Terço da Misericórdia na webradio PES de CRISTO
    Online
  • 04
    05

    17:00 até 19:00
    Encontro Semanal do Grupo de Oração Metanoia
    Santuário de Adoração
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação