São João Calábria

Última atualização: 11/10/2021 | 11:06:47

Por Gabriel Lemes – Equipe Jornalismo PASCOM

No dia 8 de outubro de 1873, em Verona, na Itália, nasceu João Orestes Maria Calábria, o sétimo filho de Luís, que era sapateiro, e Ângela, que era empregada doméstica. Sua família era muito cristão e humilde e desde pequeno, João teve uma saúde frágil.

Após o falecimento de seu pai, João precisou interromper os estudos para trabalhar como garçom. Até que, com ajuda de alguns padres, começou os estudos para entrar no seminário e em 1892, conseguiu entrar no de Verona. Era uma pessoa que se preocupava com os necessitados, sempre fazia visitas aos doentes e dava catequese para as crianças abandonadas.

Em 1894, foi chamado para o serviço militar e foi escalado para a enfermaria do hospital militar, se dedicando aos enfermos, mesmo após o retorno ao seminário em 1896.

No ano de 1901, João recebeu sua ordenação sacerdotal, sendo designado para o ministério da diocese de Verona, até que em 1907 foi nomeado vigário da Reitoria de São Benedito ao Monte, onde criou a casa de acolhida para as crianças abandonadas, a “Casa dei Buoni Fanciulli”, depois a sede foi transferida para a cidade de São Zeno, onde está até hoje.

Após essa obra, São João construiu duas congregações religiosas dos Pobres Servos da Divina Providência, uma voltada para os homens e outra para as mulheres. A premissa de todos os seus colaboradores leigos, jovens e religiosos era de que sejam evangelhos viventes, encontrando o amor de Deus no irmão necessitado, sendo a única fonte para poder sentir e demonstrar a verdadeira Paixão de Jesus pela humanidade.

São João Calábria faleceu no dia 4 de dezembro de 1954, em São Zeno, na sede de uma de suas obras. Ele foi canonizado em 1999, pelo Papa São João Paulo II e a sua data comemorativa é no dia 8 de outubro por conta de uma autorização concedida pela Santa Sé.