"Bom dia. Que possamos refletir sobre a misericórdia de Deus, que está sempre presente em nossas vidas. Seu amor nos acompanha em todos os nossos caminhos, e Ele se alegra quando escolhemos voltar para Ele. Que Deus te abençoe!" -

São João 23

Última atualização: 12/10/2021 | 00:41:48

Por Alberto Andrade -  Equipe Jornalismo PASCOM

Nesta segunda-feira festejamos São João 23, o Papa Bom, o Papa do Concílio, visto que a data escolhida para a sua memória litúrgica remete à abertura do Vaticano II, em 11 de outubro de 1962.

Angelo Giuseppe Roncalli nasceu na Itália em 1881. Ingressou muito jovem no seminário e foi ordenado sacerdote em 1904. Na Segunda Guerra Mundial, quando era Bispo, salvou muitos judeus com a ajuda do “visto de trânsito” da Delegação Apostólica.

Em 1953, foi criado Cardeal e, com a morte de Pio XII, foi eleito Sumo Pontífice em 1958. Aos poucos, ganhou o apelido de “Papa Bom”, por suas qualidades humanas e cristãs, principalmente pelo bom humor. Ele costumava confidenciar com seus colaboradores: “com frequência acordo a noite e começo a pensar em uma série de problemas graves e então decido que tenho de falar sobre eles com o Papa. Depois, acordo completamente e me lembro que eu mesmo sou o Papa! ”, disse.

O mundo inteiro pôde ver nele, em quase 5 anos de papado, um pastor humilde, atento, decidido, corajoso, simples e ativo. Enveredou-se pelos caminhos do ecumenismo e do diálogo com todos. Escreveu as famosas encíclicas “Pacem in terris” e “Mater et magistra” e convocou o Concílio Vaticano II, uma renovação e adaptação da Igreja Católica em relação às mudanças sociais, culturais, políticas e religiosas ocorridas nos séculos 19 e 20.

Foi chamado à Casa do Pai em 3 de julho de 1963. No ano 2000, foi beatificado por São João Paulo II e canonizado pelo Papa Francisco em abril de 2014. O milagre para sua beatificação foi baseado na cura de Irmã Caterina Capitani, uma religiosa que tinha uma grave doença estomacal.

As irmãs da paciente pediram a intercessão do “Papa Bom” e colocaram uma imagem dele no estômago da religiosa. Minutos depois, a religiosa começou a se sentir bem e pediu para comer. Mais tarde, Irmã Caterina relataria que viu João 23 sentado ao pé de sua cama e que lhe disse que sua oração havia sido escutada. A ciência não pôde dar explicações para esta cura.