"Bom dia. Neste novo dia, que a luz divina guie seus passos e fortaleça sua fé. Renove sua confiança no poder do amor e da bondade, e saiba que, com Deus ao seu lado, você é capaz de superar qualquer obstáculo. Tenha um dia para confiar em Deus!" -

São Francisco Xavier

Última atualização: 07/12/2021 | 23:54:25

Por Andréia Alexandre – Equipe Jornalismo PASCOM

Nasceu perto de Pamplona na Espanha em 7 de Abril de 1506; aos 19 anos vai para Paris, instalado no Colégio de Santa Bárbara, forma-se em Filosofia e Teologia pela Sorbonne. Conhece Inácio de Loyola, que viria a ser fundador da Companhia de Jesus e torna-se seu amigo e seguidor.

Em 15 de Agosto de 1534, na Capela de Montmartre, faz votos de pobreza e castidade perpétua. Recebe as Ordens Sacras em Veneza, seguindo depois para Roma, onde se põe à disposição do Papa para o serviço da Igreja. Em 1540 parte de Roma com destino a Lisboa, onde chega três meses depois.

Chegado a Lisboa, o Pe. Francisco Xavier, refugia-se no Hospital de Todos-os-Santos, onde de imediato se dedica aos enfermos e ao ensino da doutrina cristã. Ganha em pouco tempo, a percepção do universalismo dos portugueses, e de Lisboa larga na armada das Índias, para ser Apóstolo e Santo.

Depois de uma breve passagem em Moçambique, chega a Goa em 1542. Logo se apressa a ir oferecer os seus serviços a D. João de Albuquerque, que pastoreia a Diocese de Goa. Rapidamente se apercebe de uma vida religiosa local, muito precária, e carenciada de assistência.

Em Outubro de 1542, parte para o Sul da Índia a evangelizar os pescadores da Costa. Um ano depois, regressa a Goa. Fundada canonicamente a Companhia de Jesus, o Padre Francisco Xavier é nomeado Superior de toda a Missão da Índia Oriental, desde o Cabo da Boa Esperança até à China.

Em Singapura volta a escrever a D. João III. Em Setembro de 1552 desembarca na Ilha de Sanchoão, a dez léguas da Ilha de Macau, na China, adoece gravemente; sofrendo vertigens e convulsões, minado por febres devoradoras, cheio de privações; morre só e pobre na noite de 2 para 3 de Dezembro de 1552.

A fama de Santo, o “Santo de Goa”, tinha chegado a toda parte, as suas virtudes eram exaltadas. Em 17 de Fevereiro de 1553, o seu corpo é removido e levado para Malaca e dali para Goa, onde chega a 16 de Março de 1554.  A devoção de que já gozava em vida, vai crescer extraordinariamente depois da morte. Os seus milagres tornam-se conhecidos.

A 25 de Outubro de 1605, São Francisco Xavier é beatificado pelo Papa Paulo V e o Papa Gregório XV, canoniza-o a 12 de Março de 1622. A 24 de Fevereiro de 1748, Bento XIV, proclama-o Padroeiro do Oriente. A Igreja festeja-o todos os anos, no dia 3 de Dezembro.