"Bom dia. Que neste novo dia possamos nos abandonar à vontade de Deus, confiantes de que Ele sabe o que é melhor para nós. Que possamos entregar a Ele nossas preocupações e medos, sabendo que Ele cuida de nós com amor infinito e providência divina. Que você tenha um dia santo!" -

São Francisco de Assis

Última atualização: 05/10/2021 | 12:41:14

Por Andréia Alexandre – Equipe Jornalismo PASCOM

São Francisco de Assis, nasceu em 5 de julho de 1182, na cidade Assis, foi um frade católico da Itália e um dos Santos mais populares da Igreja. Nasceu rico, filho de comerciantes italianos, e depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.

O jovem Francisco se alista no exército papal em 1205. Nele teve visões que ordenavam o retorno para sua terra natal, onde lhe seria dito os verdadeiros valores a serem seguidos. Já em Assis e tocado pela presença divina, começou a perder o interesse por seus antigos hábitos de vida e mostrar preocupação pelos necessitados e pela vida religiosa.

Um dia uma voz chamou a sua atenção para o estado de ruína de uma igreja, e ordenou para que Francisco a reconstruísse. Imediatamente voltou para sua casa, recolheu diversos tecidos caros da loja de seu pai, e os vendeu a baixo preço no mercado da cidade.

Voltou para a Igreja onde tivera sua revelação, doando o dinheiro para o padre, a fim de que ele restaurasse a construção decadente. Ao saber disso, o pai se enfureceu e o tomou por louco, acorrentando-o no porão. Alguns dias depois, sua mãe, por compaixão, livrou-o das correntes, e Francisco foi buscar refúgio junto ao bispo. O pai seguiu-o e o acusou de dissipador de sua fortuna, reclamando uma compensação pelo que ele havia tirado sem licença de sua loja.

Então, para a surpresa de todos, Francisco despiu todas as suas roupas e as colocou aos pés do pai, renunciou à sua herança e partiu, completamente nu, para iniciar uma vida de pobreza junto do povo, da qual jamais retornou.

Reuniu um grupo de seguidores, dirigiu-se para Roma a fim de obter do papa a autorização para a fundação de sua Ordem, que prescrevia uma pobreza absoluta para seus monges. Conseguiu a autorização para a criação da Ordem, mas não por escrito, foi permitido apenas que pregassem e dessem socorro moral às pessoas, mas se eles conseguissem frutos de seu trabalho, a situação poderia ser completamente regularizada.

Chegando a Assis, instalaram-se em uma cabana no campo, onde se dedicaram ao cuidado dos leprosos, ao trabalho manual e à pregação, vivendo de esmolas. Logo a cabana se tornou pequena para o crescente número de seguidores.

Em 1226, sentindo a morte próxima, deu instruções para ser sepultado nu e faleceu no dia 3 de outubro, rodeado de amigos e religiosos.  Foi canonizado pela Igreja Católica em 1228.  Em uma de suas pregações, São Francisco de Assis disse "devemos aceitar com serenidade as coisas que não podemos modificar, ter coragem para modificar as que podemos, e sabedoria para perceber a diferença".