"Bom dia. Que possamos nos esforçar para entender os outros, mesmo quando isso parecer difícil, sabendo que é a vontade de Deus. Que Deus abençoe seus olhos para você ver sempre o lado certo!" -

São Filipe Néri

Última atualização: 27/05/2021 | 11:20:11

Por Raíssa Macedo – Equipe Jornalismo PASCOM

São Filipe, o chamado “santo da alegria”, disse sim para a glória de Deus, dedicando-se aos jovens e testemunhando a sua alegria. Vivia da Divina Providência, indo aos lares dos ricos para pedir pelos pobres. Foi um homem de oração, de penitência e de adoração. Ele partiu para o céu com 80 anos, deixando para nós o testemunho de que renunciar a si mesmo, tomar a Cruz a cada dia e seguir Jesus é um caminho de grande alegria. Como dizia ele “Eu prefiro o paraíso” e assim, deixou grandes exemplos de vivência em busca do paraíso.

No santo São Felipe Neri se une as características do místico e o “pé no chão”. Ele teve muitas experiências místicas. Já como sacerdote ele, por vezes, levitava em êxtases ao celebrar a Missa. No final de sua vida, narra-se um encontro com Nossa Senhora, quando passava por um momento crítico em uma doença grave.

Mas talvez o acontecimento mais famoso seja o que ocorreu nas catacumbas de São Sebastião, quando se narra que o Espírito Santo veio habitar nele de forma especial, tomando forma de uma bola de um brilhante que parecia fogo. E dizem também que nesse momento, sua capacidade de amar cresceu e que até mesmo seu coração físico ficou maior.

São Felipe Neri foi fundador da Sociedade de Vida Apostólica chamada Oratório, onde eles se dedicam a educação religiosa da juventude e às obras de caridade.

São Felipe Neri é um grande exemplo de vida, alegria e serventia a Deus com alegria. Amigo e companheiro de jovens fez da sua vida um total entrega a vontade de Deus e em busca do paraíso.

Então, vamos pedir a intercessão dele para que possamos encontrar o caminho da verdadeira alegria?

Rezemos juntos:

“Meu Jesus Cristo, quero a Vós servir
Quero fazer o bem
Quero a Vós encontrar
Quero a Vós amar
e não encontro o caminho.

Ainda não Vos conheço, meu Jesus, porque não Vos procuro.
Procuro-Vos e não Vos encontro.
Vinde até mim, meu Jesus.
Nunca Vos amarei, se não me ajudardes, meu Jesus.
Cortai as minhas amarras
se quiserdes que eu seja Vosso.
Jesus, sede para mim Jesus.

Amém. ”