São Filipe e São Tiago

Última atualização: 03/05/2021 | 00:43:25

Por Gabriel Lemes - Equipe Jornalismo PASCOM

O dia 3 de maio é comemorado o dia de São Filipe e São Tiago. Essa celebração em conjunto dos apóstolos surgiu após as relíquias de ambos terem sido levadas de Hierápolis e de Jerusalém até Roma, na igreja dos Santos Apóstolos.

Filipe nasceu em Betsaida e aparece em quinto entre os apóstolos. Ele é citado no Evangelho de João, onde apresenta um pouco sobre o seu perfil e foi uma espécie de canal para que São Bartolomeu também se tornasse um discípulo de Jesus Cristo.

Outro momento que Filipe está presente é durante a multiplicação dos pães, pois foi justamente para ele que Jesus perguntou como iria alimentar toda a multidão.

Durante a Santa Ceia, Filipe pede a Jesus que “mostra-nos o Pai e isso nos basta” (Jo 14,8) e ele também estava presente junto com a Virgem Maria em Pentecostes, sendo a última vez que se fez presente.

Segundo São Clemente de Alexandria, após Pentecostes, Filipe foi para a Ásia Menor pregar o Evangelho, até que aos 87 anos, durante a época do imperador Domiciano, ele foi crucificado.

Tiago é denominado como o Menor e primo de Jesus. Ele nasceu em Caná, é filho de Alfeu e irmão de João e é conhecido por ter sido um homem rigoroso e de poucas palavras. Uma das cartas do Novo Testamento é atribuída a ele, onde diz que a fé sem obras é morta e é preciso deixar o Espírito Santo governar a nossa língua.

Ao lado de São João e São Pedro, Tiago é reconhecido como uma das principais colunas da Igreja, além de ter sido bispo de Jerusalém, após o martírio do outro Tiago.

Segundo o historiador judeu Flávio Josefo, Tiago Menor foi apedrejado no ano 62, sendo uma condenação decretada pelo sumo Sacerdote Ananias II.