"Bom dia. Que nesta Sexta-feira Santa possamos lembrar do sacrifício de Jesus e renovar nossa fé no amor e na redenção. Que Deus abençoe seu dia!" -

São Fidélis de Sigmaringa

Última atualização: 30/04/2021 | 19:20:13

Por Gisele Croon - Equipe Jornalismo PASCOM

São Fidélis nasceu, em 1577, na cidade de Sigmaringen, na Alemanha. Foi batizado com o nome de Marcos Reyd. Na Universidade de Friburgo, na Suíça, estudou filosofia, direito civil e canônico. Exerceu a advocacia com tal amor à justiça que foi chamado o “advogado dos pobres”. Era um cristão reto e piedoso, um advogado justo e cheio de caridade, assumindo sempre gratuitamente a defesa dos necessitados que não tinham como pagar.

Aos 35 anos, para evitar os perigos morais que comportava a sua carreira, deixou as leis e decidiu seguir outra vocação. Fez-se capuchinho em Friburgo onde tinha frequentado os estudos de Direito.  Vestiu o humilde hábito de São Francisco e impôs-se a si mesmo viver em obediência, pobreza, humildade, com espírito de penitência e de sacrificada renúncia.

Enquanto ocupava o cargo de guardião no convento de Weltkirchen, os moradores da região tiveram a oportunidade de admirar sua extraordinária caridade e sua coragem na assistência aos atingidos pela peste.

Era também um momento difícil na vida da Igreja, onde a separação que dividiu católicos e calvinistas, o que culminou em uma sangrenta guerra política entre os Valijões e o Imperador da Áustria.

O Santo frade foi enviado para a Suíça pela Congregação da Propaganda da Fé com o fim de orientar uma missão entre os hereges, ia de cidade em cidade fazendo suas pregações. “Se me matarem – disse aos irmãos, partindo para Séwis – aceitarei com alegria a morte por amor de nosso Senhor. Considerá-la-ei grande graça”. Isso era quase uma profecia. São Fiel alimentou sempre no seu coração o desejo de derramar o seu sangue pelo Senhor e foi ouvido por Deus. Em Séwis, durante uma prédica, ouviu-se um tiro. Frei Fidélis continuou pregando até o final do sermão e logo depois se dirigiu à casa. Quando menos esperava estava cercado por uns vinte soldados, chefiados por um ministro que depois se converteu. Intimaram-no a renegar tudo o que tinha acabado de pregar. “Não posso, é a fé de vossos avós. Eu daria de bom grado minha vida para que vós voltásseis a esta fé”. Atingido pesadamente na cabeça, teve apenas o tempo de pronunciar uma palavra de perdão, antes de ser abatido por golpes de espadas. Tinha 45 anos. A sua morte impressionou até os seus mais acirrados inimigos e teve como fruto imediato a pacificação entre eles. Era o dia 24 de abril de 1622. Foi canonizado em 1746 por Bento XIV.

O sacerdote e mártir, deixou muitos escritos, sendo considerado um dos mestres da espiritualidade franciscana.

Oração

Ó Deus de admirável providência, que, no mártir São Fidélis de Sigmaringa destes ao vosso povo pastor corajoso e forte, concedei-nos, pela sua intercessão, ajuda nas tribulações e firme constância na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Fidelis, rogai por nós.