"Bom dia, Ser cristão no mundo em que vivemos não é uma tarefa fácil. Os desafios do dia a dia, as provas, lutas e tribulações tentam, a todo momento, nos afastar da nossa fé. Mas não podemos desistir. Tenha um dia santo!" -
A história de São Barnabé diz muito sobre o seu nome, que por nascimento se chamava José. A honraria foi dada por seus companheiros, que admiravam o seu dom de acalmar pessoas e conflitos. O significado de Barnabé é “filho da consolação”.
Mesmo não estando entre os 12 primeiros apóstolos de Jesus Cristo, Barnabé foi um dos seguidores do Senhor que levou a Palavra de Deus para além das terras israelenses. Ele tinha o dom da palavra e realizava milagres com o testemunho da presença do Espírito Santo.
Após a morte de Cristo, Barnabé peregrinou por Chipre, Panfília, Licaônia e Pisídia, na companhia de Paulo de Tarso, e novamente no Chipre, na companhia de seu primo João Marcos. Aliás, foi São Barnabé quem apresentou Paulo de Tarso aos discípulos, após este converter-se ao Cristianismo.
São Barnabé era um homem bom e dedicou toda sua vida para fazer o bem. No Concílio de Jerusalém, organizado por todos os apóstolos, Barnabé foi influenciador na decisão de aceitar a conversão dos judeus ao Cristianismo após serem batizados.
Até sua morte, no ano 70, São Barnabé pregou a Palavra de Deus. Histórias contam que o apóstolo foi apedrejado por judeus na cidade de Salamina, no Chipre, lugar onde nasceu. Atualmente o país tem como padroeiro São Barnabé “o filho da consolação”.
Hoje, 11 de junho, celebramos o dia de São Barnabé.