Carregando...

"Bom dia. Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus. No céu e na terra, nenhum outro há. Só o Senhor é Deus!" -

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Última atualização: 30/09/2021 | 12:05:39

Por Andréia Alexandre – Equipe Jornalismo PASCOM

Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a mais alta hierarquia dos anjos. Eles fazem parte do grupo dos “sete espíritos” citados no livro do Apocalipse. Estes, atendem diretamente ao trono de Deus. Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui neste mundo.

O nome Miguel, vem da língua Hebraica, e significa “Quem como Deus?” É, na verdade, uma “pergunta afirmação”, pois "ninguém é como Deus".

São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro, que defende o trono celestial. Ele é também o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica. Ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento. São Miguel é o grande combatente e vencedor das forças do mal. O culto a São Miguel Arcanjo está presente na Igreja desde os primórdios. A ele são dirigidas novenas e orações pedindo a proteção contra o mal e a direção no caminho de Deus.

O nome Gabriel também vem do Hebraico e quer dizer "Deus é meu protetor" ou, ainda, "homem de Deus". São Gabriel Arcanjo tem como missão principal ser o anunciador das revelações de Deus.

Ele também aparece ao sacerdote Zacarias e anuncia que sua esposa Isabel, já em idade avançada, ficará grávida e dará à luz um filho que se chamará João Batista, o precursor de Jesus. Seis meses depois que Isabel engravidou, São Gabriel Arcanjo apareceu à Virgem Maria com a missão de anunciar, que ela seria a Mãe do Salvador.

São Gabriel Arcanjo aparece depois a São José e explica a ele, em sonhos, que a gravidez de Maria é obra do Espírito Santo. Por isso, José, que pensava em deixar Maria em segredo, por não compreender sua gravidez, recebeu-a como sua esposa. Os teólogos afirmam que São Gabriel Arcanjo apareceu outras vezes no Novo Testamento.

O nome Rafael vem da língua hebraica e significa "Cura de Deus". Ele é considerado o chefe dos anjos da guarda. Também é invocado como o anjo da Providência, aquele que está sempre velando por toda a humanidade. Na missão de São Rafael, está incluída a cura das feridas da alma e do corpo.

São Rafael Arcanjo se tornou o padroeiro dos sacerdotes e dos médicos. Além disso, ele é protetor dos viajantes, dos soldados e dos escoteiros. Portador da misericórdia, seu poder espiritual está sempre voltado para os hospitais e as instituições de caridade, onde a misericórdia se faz sempre necessária.