Santos André Kim Taegon, Paulo Chong Hasang e comps

Última atualização: 21/09/2021 | 12:05:08

Por Andréia Alexandre – Equipe Jornalismo PASCOM

André Kim Taegon foi o primeiro sacerdote coreano. Nasceu em 1821, em uma família coreana, nobre e cristã. Seu pai, por causa das perseguições, formou uma “Igreja particular” em sua casa, para pregarem o Evangelho, rezarem e receberem os sacramentos. Mas ele foi denunciado e morto, aos 44 anos, por não renegar a fé em Jesus Cristo.

André tinha 15 anos e sobreviveu com a família, graças aos missionários franceses, que os enviaram para a China. Lá, o jovem se preparou para o sacerdócio e voltou como diácono, em 1844. Depois, numa viagem perigosa por causa das perseguições, foi para Xangai, sendo ordenado sacerdote.

Por ser de família nobre e conhecendo a cultura, os costumes e o pensamento local, Santo André conseguiu ótimos resultados no seu apostolado. A pedido do bispo, seguiu com uma comitiva, num barco clandestino, para um encontro com autoridades eclesiásticas de Pequim.  Mas foram descobertos e presos.

Como nobre, André foi interrogado pelo rei, para que renegasse sua fé e denunciasse os companheiros. Como se recusou a negar Jesus Cristo, foi severamente torturado por um longo período e morto por decapitação, em 16 de setembro de 1846, em Seul, na Coréia.

A história de Paulo é a de um herói da fé, pois, ainda jovem, presenciou ao martírio de metade da sua família. Paulo Chong, natural de Mahyan, nasceu em 1795. Foi preso com sua mãe e irmã, e privado de todos os seus bens.

Ao readquirir a sua liberdade, sua fé ficou mais forte do que nunca. Transferiu-se para Seul, onde se uniu à comunidade cristã local, com a qual trabalhou muito, obtendo novas conversões. Apesar das enormes dificuldades, fez sozinho e a pé, pelo menos 15 peregrinações à China, comprometendo-se para levar sacerdotes e missionários às terras coreanas. Hospedado na casa do Bispo francês de Imbert, que ajudou a entrar na Coréia, recebeu o convite para ser sacerdote. Porém, Paulo foi preso, durante as perseguições anticristãs, e martirizado em 22 de setembro de 1839.