Carregando...

Santo Irineu

Última atualização: 04/07/2022 | 22:27:23

Hoje, 28 de junho, é celebrado dia do Santo Irineu considerado uma Pastor e mestre da fé apostólica.

Conhecendo um pouco de sua história, São Irineu nasceu em Esmirna (atual Turquia) entre os anos 135 e 140. Foi discípulo de São Policarpo. No ano 177, o nome de Irineu figurava entre os presbíteros de Lião, na Gália, mas não se sabe exatamente o momento no qual se transferiu para essa região.

Após um tempo São Policarpo pediu para que Santo Irineu fosse para a França, onde assumiria várias funções à serviço da Igreja, que nesta época crescia e necessitava de “pastoreio”.

Enviado a Roma para levar uma carta ao Papa e aos cristãos dessa cidade, salvou a vida da perseguição de Marco Aurélio em Lião. Ao voltar da missão deparou-se com a morte do bispo Potino, o qual o havia enviado para Roma e, sendo assim, foi ele o escolhido para sucessor do episcopado de Lião. Culto, simples, orante e zeloso bispo, foi Santo Irineu quem escreveu contra os hereges, sobre a sucessão apostólica e muito dos dados que temos hoje, sobre a história da Igreja do século II.

São Irineu morreu mártir no dia 28 de junho de 202 na perseguição do imperador Severo.

Oração de São Irineu

“Meu Senhor e meu Deus, pela intercessão e fidelidade de Santo Irineu, concedei-me a graça de também ser um sinal de paz, de unidade e de defesa da fé. Amém!”

Santo Irineu, rogai por nós!


Veja Também

Calendário

  • 28
    03

    08:00 até 12:00
    Adoração ao Santíssimo Sacramento
    Santuário de Adoração
  • 28
    03

    10:00 até 11:00
    Missa do Crisma (Catedral São Dimas)
    Catedral São Dimas
  • 28
    03

    15:00 até 16:00
    Santa Missa da Ceia do Senhor e Lavapés com os Enfermos
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação