Carregando...

"Bom dia. Que neste novo dia possamos nos abandonar à vontade de Deus, confiantes de que Ele sabe o que é melhor para nós. Que possamos entregar a Ele nossas preocupações e medos, sabendo que Ele cuida de nós com amor infinito e providência divina. Que você tenha um dia santo!" -

Santo Anselmo

Última atualização: 28/04/2021 | 01:13:02

Por Gisele Croon – Equipe Jornalismo PASCOM

Anselmo - também conhecido como Anselmo de Aosta ou Anselmo de Cantuária, nasceu em Aosta, no norte da Itália, em 1033, em uma família nobre. Seu pai era Conde e queria projetar seu filho na vida da nobreza e sonhava para ele uma carreira promissora. Quando soube do desejo de Anselmo em tornar-se padre, opôs-se radicalmente. Como Anselmo perdera a mãe muito cedo, e tinha um coração doce e manso, fez a vontade do pai até os 20 anos.

Devido ao mau relacionamento com ele, saiu de casa, apenas com um burrinho e um servo. Foi em busca da ciência, mas também se entregando aos prazeres. Era cristão, mas não de vivência. Devido aos estudos, ‘bateu’ no Mosteiro de Bec e conheceu Lanfranc, um religioso e mestre beneditino. Por meio dessa amizade edificante, descobriu um tesouro maior: Jesus Cristo. Nesse processo de conversão, abriu-se ao chamado à vida religiosa e entrou para a família beneditina. Em pouco tempo ordenou-se e formou-se teólogo.

Seu mestre amigo foi escolhido para ser bispo em Cantuária e Anselmo ocupou o lugar do Mestre, chegando a ser também Superior. Anselmo era um homem sábio, humilde, um formador para as autoridades, um pai com fama de santidade e testemunho de fidelidade e amor a Cristo e à verdade.

Por obediência à Mãe Igreja, foi substituir seu amigo, que havia falecido, no Arcebispado de Cantuária. Lá viveu grandes desafios, e faleceu com setenta e seis anos, em 1109. Foi declarado “Doutor da Igreja” pelo Papa Clemente XI, em 1720.

Hoje Santo Anselmo é bispo e Doutor da Igreja. Deixou muitos escritos e várias frases como: “Eia, vamos homem! Foge por um pouco às tuas ocupações, esconde-te dos teus pensamentos tumultuados, afasta as tuas graves preocupações e deixa de lado as tuas trabalhosas inquietudes. Busca, por um momento, a Deus, e descansa um pouco nele. Entra no esconderijo da tua mente, aparta-te de tudo, exceto de Deus e daquilo que pode levar-te a ele, e, fechada a porta, procura-o. Abre a ele todo o teu coração e dize-lhe: “Quero teu rosto; busco com ardor teu rosto, ó Senhor.”

Oração:

“Verdadeiramente, Senhor, é inacessível a luz em que habitas; verdadeiramente ninguém pode penetrar nessa luz e ver-te de modo perfeito. Peço-te, meu Deus, que te conheça, que te ame, para que encontre em ti meu gozo.  Que minha alma sinta fome dessa felicidade, que meu corpo sinta sede dela, que a deseje todo meu ser, até que chegue a penetrar no gozo do Senhor, ó Deus trino e uno, que é bendito pelos séculos. Amém.”

Santo Anselmo, rogai por nós!


Veja Também

Calendário

  • 26
    04

    18:00 até 19:00
    Terço Mariano na webradio PES de CRISTO
    Online
  • 26
    04

    19:30 até 20:30
    Reunião do CPP
  • 27
    04

    00:00 até 00:00
    Encontro de Segunda União
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação