"Bom dia. Que neste novo dia possamos nos abandonar à vontade de Deus, confiantes de que Ele sabe o que é melhor para nós. Que possamos entregar a Ele nossas preocupações e medos, sabendo que Ele cuida de nós com amor infinito e providência divina. Que você tenha um dia santo!" -

Santa Teresinha do Menino Jesus

Última atualização: 01/10/2021 | 23:52:26

Por Jéssica Dourado – Equipe Jornalismo PASCOM

Hoje é dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, dona da famosa frase “Não quero ser santa pela metade, escolho tudo”.

Nascida na França em janeiro de 1873, Santa Teresinha morreu no dia 30 de setembro de 1897 com apenas 24 anos. Aos 15 anos de idade, com a autorização do Papa Leão XIII, Teresinha pode entrar no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux.

Muito foi seu sofrimento durante a infância e juventude. Sua mãe faleceu de câncer quando Santa Teresinha tinha apenas 4 anos e 8 meses; a ida de suas irmãs para o carmelo; separar-se de seu pai e vê-lo sofrer de problemas psiquiátricos.

E por fim, a tuberculose e outros problemas de enfermidade nos últimos anos de vida da santa. Tudo isso fez com essa jovem se oferecesse em holocausto à Misericórdia Divina.

Ao entrar no Carmelo, dedicou-se a rezar pela conversão das almas e pelos sacerdotes. No entanto, trazia consigo, em seu coração, o grande desejo de ser missionária, queria sair pelo mundo anunciando o evangelho.

Até que descobriu no amor um caminho de perfeição: “no coração da Igreja, serei o amor. Assim, serei tudo, e nada impossibilitará meu sonho de tornar-se realidade” (História de uma alma). Logo após a sua morte, seria colocada como padroeira universal das missões católicas pelo Papa Pio XI.

Em seu leito de morte, com apenas 24 anos, disse suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”. Após a sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos que se tornaram mundialmente reconhecidos. Assim realizou a sua promessa de espalhar uma chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. Sua beatificação aconteceu em 1923; e foi canonizada por Pio XI em 1925, que a chamava de “uma palavra de Deus”.

Oração a Santa Teresinha do Menino Jesus

“Meu Deus, ofereço-vos todas as ações que farei hoje, nas intenções e para a glória do Sagrado Coração de Jesus. Quero santificar as batidas do meu coração, meus pensamentos e obras mais simples, unindo-os aos seus méritos infinitos, e reparar minhas faltas, lançando-as na Fornalha de seu Amor Misericordioso. Oh, meu Deus! Peço-vos para mim e para aqueles que me são caros a graça de cumprir perfeitamente vossa santa vontade, de aceitar por vosso amor as alegrias e as penas desta vida passageira, para que estejamos um dia reunidos no Céu, por toda a eternidade. Assim seja.” (Obras completas de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, Oração 10).