Carregando...

"Bom dia, Ser cristão no mundo em que vivemos não é uma tarefa fácil. Os desafios do dia a dia, as provas, lutas e tribulações tentam, a todo momento, nos afastar da nossa fé. Mas não podemos desistir. Tenha um dia santo!" -

Santa Rita de Cássia

Última atualização: 23/05/2021 | 04:07:43

Por Andréia - Equipe Jornalismo PASCOM

Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti, foi uma Freira Agostiniana da Diocese de Espoleto, Itália. Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900, pela Igreja Católica. Foi uma pessoa de muita fé e que salvou da peste o cunhado apenas pela oração.

Nascimento: 1381, Roccaporena, Itália

Falecimento: 22 de maio de 1457, Cássia, Itália

Local de Enterro: Basílica de Santa Rita de Cássia, Cássia, Itália

Beatificada: 1627

Filhos: Giangiacomo Antônio Mancini e Paulo Maria Mancini

Pais:  Antônio Lotti e Amata Ferri

 

Porque Santa Rita é a Santa das causas impossíveis?

Ela se devotou especialmente a cuidar de irmãs doentes e a aconselhar pecadores. Por 14 anos, até sua morte, trouxe na testa um estigma, associando-se, assim, à paixão de Cristo. São lhe atribuídos tantos, e tão extraordinários milagres, que é tida como “Advogada das causas perdidas e a Santa do impossível”.

 

Imediatamente após sua morte, Santa Rita de Cássia já era venerada como protetora contra a peste, provavelmente pelo fato de ter se dedicado em vida, aos cuidados dos enfermos da peste, sem contrair a doença. Este foi o principal motivo pelo qual ela começou a ser conhecida como a Santa das Causas Impossíveis.

Não são poucos os santos que chegaram à santidade por meio de um longo processo de aperfeiçoamento espiritual, através do que os moralistas chamam de os “três estados de vida”: casamento, viuvez, vida religiosa. Santa Rita de Cássia, pertenceu a este grupo, pois ela também foi casada, viúva e religiosa. Há, contudo, uma diferença fundamental entre ela e os outros santos que também passaram pelo mesmo processo. O casamento não foi para ela, uma etapa de harmonioso crescimento espiritual, mas sim, um período de terrível provação.

Casada aos treze anos, teve de suportar durante dezoito longos anos, os excessos de um marido duro e cruel. Quando seu marido morreu assassinado, Rita ofereceu a Deus a vida de seus dois filhos, Antônio e Paulo Maria, determinados a vingar a morte do pai. Os dois morreram antes de consumar a vingança. Então, Rita de Cássia pede para ser admitida no Convento das Freiras Agostinianas. Mas, o pedido é negado por não ser mais virgem. Ela insiste mais três vezes.  

Oração a Santa Rita de Cássia

Ó Poderosa e Gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés uma alma desamparada que, necessitando de auxílio, recorre com a esperança de ser atendida por vós, que tem o título de Santa dos Casos Impossíveis. Intercedei junto a Deus para que me conceda a graça de que tanto necessito (faça o pedido). Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendida. Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança. Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço. Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós. Amém!

Fonte: Cleófas


Veja Também

Calendário

  • 28
    04

    06:30 até 07:00
    Terço em intenção pelas almas do purgatório
    Igreja
  • 28
    04

    07:00 até 08:00
    Celebração da Palavra
    Igreja
  • 28
    04

    07:30 até 08:00
    Liturgia das Horas
    Santuário
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação