Carregando...

"Bom dia. Que a misericórdia de Deus nos alcance neste novo dia, renovando nossas forças e nos lembrando do Seu amor incondicional por nós. Que possamos ser instrumentos de Sua misericórdia, espalhando perdão e compaixão por onde passarmos. Tenha um dia abençoado!" -

Santa Mônica

Última atualização: 28/08/2021 | 14:03:32

Por Andréia Alexandre – Equipe Jornalismo PASCOM

Uma mãe que foi até as últimas consequências pela santidade de seu filho, Santa Mônica, nasceu em Tagaste, atual Argélia, na África, no ano 331, no seio de uma família cristã.

Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres. Teve uma vida muito difícil. O marido era um jovem pagão muito rude, de nome Patrício, que a maltratava.  Mônica suportou tudo em silêncio e mansidão. Encontrava o consolo nas orações que elevava a Cristo e à Virgem Maria pela conversão do esposo.

Mônica teve três filhos, Agostinho, Navígio, e Perpétua, que se tornou religiosa. Agostinho, foi sua grande preocupação, motivo de amarguras e muitas lágrimas. Mesmo dando bons conselhos e educando o filho nos princípios da religião cristã, ele tinha um espírito de insubordinação e era inconstante.

Agostinho, aos dezesseis anos, saindo de casa para continuar os estudos, tomou o caminho dos vícios. O coração de Mônica sofria muito com as notícias dos desmandos do filho e por isso redobrava as orações e penitências.

Para fugir da vigilância da mãe aflita, Agostinho embarcou em um navio para Roma, e depois para Milão, onde conseguiu o cargo de professor oficial de retórica.

Mônica, desejando a todo custo ver a recuperação do filho, viajou também para Milão, onde aos poucos, terminou seu sofrimento. Isso porque Agostinho, no início por curiosidade e retórica, depois por interesse espiritual, tinha se tornado frequentador dos envolventes sermões de Santo Ambrósio.

Foi assim que Agostinho se converteu e recebeu o batismo. Assim, Mônica colhia os frutos de suas orações e de suas lágrimas. Mãe e filho decidiram voltar para a terra natal, mas, chegando ao porto de Óstia, perto de Roma, Mônica adoeceu e logo depois faleceu, aos cinquenta e seis anos de idade, em 27 de agosto de 387.


Veja Também

Calendário

  • 25
    04

    12:15 até 13:15
    Santa Missa
    Santuário
  • 25
    04

    15:00 até 16:00
    Encontro semanal do Terço da Misericórdia
    Santuário de Adoração PES
  • 25
    04

    15:00 até 16:00
    Confissões
    Confessionário
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação