Carregando...

"Bom dia. Que a luz do amor de Deus brilhe sobre você hoje, enchendo seu coração de paz e esperança para enfrentar o dia. Que Deus te abençoe e proteja!" -

Santa Marta

Última atualização: 30/07/2021 | 16:35:34

Por Andréia Alexandre

Ela representa uma importante personagem das histórias bíblicas, tendo sido apontada diversas vezes nos evangelhos. De acordo com os mesmos, ela era irmã de Lázaro e de Maria, dois dos amigos mais próximos de Jesus. Além disso, os textos contam que Maria de Betânia, irmã de Marta, foi uma das mulheres que presenciou a ressurreição de Cristo, e que o acompanhou até Gólgota.

Santa Marta é tida como a padroeira dos cozinheiros, dos faxineiros, dos hoteleiros e dos lavadeiros. Ela se tornou a protetora dessas pessoas, pois demonstra, nas passagens bíblicas, extrema preocupação com o conforto e a alimentação de Jesus, e de seus discípulos, nas vezes em que os recebeu em sua casa.

Marta era extremamente acolhedora, sempre se esforçando para oferecer o melhor a Jesus e aos seus discípulos quando eles a visitavam. Assim, em razão de ter amparado aqueles que precisavam, as orações em seu nome costumam possuir o intento de rogar por acolhimento e por proteção.

De acordo com os escritos bíblicos, Marta e seus irmãos moravam em Betânia, aldeia que se situava nas proximidades de Jerusalém. Ela viveu na mesma época em que Jesus, tendo o conhecido, além de ter construído uma relação de amizade com Ele.

Os evangelhos contam que quando Jesus e seus apóstolos viajavam até o vilarejo de Betânia, eles se hospedavam na casa de Marta. Aliás, a morada dela fez-se cenário de um dos acontecimentos mais intensos e simbólicos da Bíblia: quando Maria sentou-se aos pés do Messias para escutar o que Ele tinha a dizer.

Nessa cena, é transpassado um dos principais ensinamentos de Cristo. Marta, ao ver que sua irmã estava sentada na sala, enquanto ela se ocupava com todos os trabalhos domésticos, questionou Jesus, perguntando se aquilo era justo. O Messias, então, a repreendeu, dizendo-lhe que ela se inquietava com muitas coisas, quando era preciso ter preocupação com apenas uma: escutá-lo. Outro acontecimento importante, e que envolveu Marta, ocorreu quando Jesus ressuscitou Lázaro, seu irmão.

O culto a Marta começou em meados do século XVIII, quando a Ordem dos Franciscanos, criada por Francisco de Assis, passou a venerá-la. A primeira adoração ocorreu no dia 29 de Julho de 1262. Como os fiéis aderiram a essa data de modo muito rápido, a Igreja optou por mantê-la, a oficializando como o dia litúrgico da Santa.

Oração a Santa Marta: pela felicidade que tiveste em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do Mundo, consolai-me nas minhas penas. Intercedei hoje e sempre por mim e minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Todo Poderoso, nas dificuldades de nossa vida.


Veja Também

Calendário

  • 19
    05

    07:00 até 08:00
    Missa Solene de Pentecostes
    Igreja
  • 19
    05

    08:00 até 12:00
    Batizados
  • 19
    05

    09:30 até 10:30
    Missa Solene de Pentecostes
    Igreja
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação