Carregando...

"Bom dia. Que a presença divina te envolva com amor e proteção, te lembrando que você é amado e cuidado por Ele em todos os momentos. Que Deus te abençoe!" -

Santa Joana Francisca de Chantal

Última atualização: 13/08/2021 | 16:47:39

Por Frederik Lomônaco – Equipe Jornalismo PASCOM

A história de Santa Joana Francisca de Chantal é linda, inspiradora e santificada. Ela foi responsável por criar uma importante instituição católica no século XVII, sendo canonizada por ter se empenhado durante décadas nesse trabalho.

Nasceu em Dijon, na França, no ano de 1572. Filha de Margarida de Berbizy

e Benigno Frémyot, sua família pertencia à nobreza. Joana, no entanto, abriu mão de todos eles na grande jornada da sua vida.

A humildade em reconhecer os valores realmente importantes da vida também é ato nobre. A vida de Santa Joana Francisca de Chantal mudou aos 28 anos, quando seu marido, barão de Chantal, faleceu, deixando-a com 4 filhos.

Os próximos 10 anos de sua vida, entre 1600 e 1610, foram determinantes para que Santa Joana descobrisse sua vocação. Ela continuou cuidando dos filhos até que tivessem idade suficiente para viverem sozinhos. Além disso, conheceu o bispo Francisco Sales, seu grande guia espiritual.

A fé de Santa Joana Francisca de Chantal foi tamanha que lhe deu forças para fundar a Congregação de Visitação de Santa Maria, a grande obra de sua vida. A congregação são templos de oração para mulheres administrado por monjas. São chamadas de Irmãs Visitandinas.

A Congregação de Visitação de Santa Maria tem sedes em todo o mundo, inclusive no Brasil. No total, são 168 mosteiros.

Em 1767, Joana Francisca de Chantal foi beatificada pelo Papa Clemente XIII para ser imortalizada na história como Santa Joana Francisca de Chantal. Hoje, dia 12 de agosto, celebramos seu dia.


Veja Também

Calendário

  • 24
    04

    15:00 até 16:00
    Terço da Misericórdia na webradio PES de CRISTO
    Online
  • 24
    04

    18:00 até 19:00
    Terço Mariano na webradio PES de CRISTO
    Online
  • 24
    04

    18:30 até 19:30
    Encontro semanal do Terço das Mulheres
    Santuário
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação