"Bom dia. Que o Espírito Santo te inspire e te conceda sabedoria para enfrentar a vida com coragem e determinação. Que sua vida seja abençoada e repleta de paz e gratidão." -

Santa Joana de Lestonnac

Última atualização: 16/05/2021 | 01:22:11

Por Frederik Lomônaco – Equipe Jornalismo PASCOM

O dia 15 de maio é um dia muito especial para a Igreja Católica, pois comemoramos o dia de Santa Joana de Lestonnac, fundadora da Ordem de Nossa Senhora, atualmente chamada de Companhia de Maria.

Fundar uma instituição educacional não é uma tarefa fácil, fundar uma instituição educacional mundial no XVII por uma mulher poderíamos dizer impossível. Não para Joana de Lestonnac, que sempre foi devota a Deus e a sua missão.

A história dela começa em Bordeaux, na França, em 1556. Aos 17 anos, casou-se com barão de Montferrant, com quem teve 7 filhos, dos quais 4 morreram. Sempre foi uma mulher exemplar, se dedicando como mãe, mas também aos pobres, doentes e presos.

Aos 41 ficou viúva, seus filhos já estavam todos casados, quando então decidiu dedicar integralmente sua vida à Igreja. Encontrou companheiras que a ela se uniram para, ajudadas pelos jesuítas, iniciar a Ordem de Nossa Senhora, uma instituição criada para educar mulheres jovens.

Hoje, a Companhia de Maria tem mais de 400 anos de história e está presente em 27 países. Certamente uma grande obra, guiada pelas bênçãos de Santa Joanna de Lestonnac e inspirada por Deus.

Joana de Lestonnac morreu em 2 de fevereiro de 1640 e foi declarada santa em 15 de maio de 1949. Hoje é dia de celebrar sua vida.