Carregando...

Santa Cecília

Última atualização: 07/12/2021 | 23:55:40

Por Raíssa Macedo – Equipe Jornalismo PASCOM

Santa Cecília, uma jovem romana, nascida no século II é a padroeira dos músicos pois consta que ao morrer ela teria cantado a Deus. Mas infelizmente não se tem muitas informações sobre a sua vida.

Cecília foi prometida em casamento ao jovem Valeriano e em seu dia das núpcias confessou ao noivo Valeriano que havia consagrado sua pureza a Jesus Cristo e que um anjo guardava sua virgindade.

Valeriano, que até então era pagão, a respeitou, mas disse que somente acreditaria se contemplasse o anjo. Desse o desafio ela conseguiu a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, sendo então preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue de nome Tibúrcio. Depois de batizado, o jovem, agora cristão, contemplou o anjo, que possuía duas coroas (símbolo de seu martírio) nas mãos.

Esse ser celeste colocou uma coroa sobre a cabeça de Cecília e outra sobre a de Valeriano, o que significava um sinal, pois primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé abraçada e logo depois Santa Cecília sofreu o martírio, após ter sido presa ao sepultar Valeriano e Tibúrcio na sua vila da Via Ápia que tinha como prefeito Almáquio, ele condenou-a morrer asfixiada, como ela sobreviveu a essa punição, mandou que lhe decapitassem a cabeça.

Enquanto Cecília sofria tal punição outros ali presentes ressoavam os concertos profanos das suas núpcias mas Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo e assim, mostrou seu talento musical e hoje, zela pelos músicos.


Veja Também

Calendário

  • 28
    03

    08:00 até 12:00
    Adoração ao Santíssimo Sacramento
    Santuário de Adoração
  • 28
    03

    10:00 até 11:00
    Missa do Crisma (Catedral São Dimas)
    Catedral São Dimas
  • 28
    03

    15:00 até 16:00
    Santa Missa da Ceia do Senhor e Lavapés com os Enfermos
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação