"Bom dia. Que neste novo dia possamos nos abandonar à vontade de Deus, confiantes de que Ele sabe o que é melhor para nós. Que possamos entregar a Ele nossas preocupações e medos, sabendo que Ele cuida de nós com amor infinito e providência divina. Que você tenha um dia santo!" -

Santa Catarina de Sena

Última atualização: 29/04/2021 | 01:01:01

Por Bruna Pompeu - Equipe Jornalismo PASCOM

Hoje, 29 de abril, é dia de Santa Catarina de Sena, virgem, doutora da Igreja, padroeira da Europa e da Itália. Nascida na cidade de Siena, em 25 de março de 1347. Fruto de uma família de 25 filhos, Catarina teve uma infância difícil, mas cheia de fé. Aos sete anos, a Santa consagrou a Deus sua virgindade e já fazia grandes sacrifícios e penitências.

Com 15 anos ingressou na Ordem Terceira de São Domingos, em seus momentos de oração contemplativa entrava em êxtase, tal fato, influenciou a conversão de muitas pessoas. Já adulta, continuou firme em sua atuação religiosa, e como não sabia escrever, ditava seus ensinamentos por meio de cartas, pedindo a misericórdia e o exercício da caridade.

Com o início do cisma catótico, evento em que houve a ruptura da Igreja Cristã, dividindo a Igreja entre Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. Movida por Deus, Santa Catarina, viajou por toda a Itália e por alguns países ditando suas cartas aos príncipes, reis e governantes e conseguiu que Urbano VI, o Papa legítimo, voltasse para Roma e reassumisse o governo da Igreja.

Seus escritos são de grande valor histórico, religioso e místico. Um de seus livros mais conhecidos é “O Diálogo”, onde é retratada a conversa entre a serva e Deus Pai. Até hoje a obra é estudada e respeitada mundialmente.

A Santa não chegou a realizar os votos perpétuos, seguiu como leiga da Ordem Terceira dos Dominicanos. Mulher simples, analfabeta, frágil e de tamanha sabedoria, que carregava em seu corpo as chagas de Cristo.

Catarina, morreu aos 33 anos vítima de um derrame. Sua cabeça está em sua cidade natal, Siena, e o corpo foi enterrado em Roma. Em 1970, foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI.

“A ti recorro, Maria! Ofereço-te a minha súplica pela doce Esposa de Cristo e pelo seu Vigário na terra, a fim de que lhe seja concedida luz para governar a Santa Igreja com discernimento e prudência” (Santa Catarina de Sena, Oração, XI).

Santa Catarina de Sena, rogai por nós!