Carregando...

"Bom dia. O hábito de falar com Deus muda o nosso jeito de falar com as pessoas. Nesse dia que amanhece faça o firme propósito de ouvir mais seu irmão, de praticar as obras de caridade e de misericórdia. Que seu dia seja abençoado." -

#PESSemFome alcança marca histórica de 200 toneladas de alimentos arrecadadas

Última atualização: 19/08/2021 | 17:18:51

Iniciada como uma forma de demonstrar amor e carinho com o próximo, a Campanha #PESSemFome alcançou a histórica marca de 200 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza arrecadadas pela Paróquia Espírito Santo, situada no Jardim Satélite, região sul de São José dos Campos, interior de São Paulo. A ideia surgiu quando o pároco, padre Rogerio Felix, teve uma inspiração para criar uma campanha que ajudasse aos que estavam sofrendo ainda mais quando a pandemia se iniciou no Brasil – os pobres. No último levantamento, feito em 07 de agosto, a campanha somava 196,4 toneladas, revertidas em 9.648 cestas básicas distribuídas para famílias carentes de 97 bairros da cidade.

A iniciativa

O pontapé inicial foi dado em 30 de março de 2020, com o primeiro quilo de feijão recebido na paróquia. De lá para cá, foram toneladas de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza que chegam de todas as formas até a igreja. Inicialmente em sistema de drive-thru, as doações eram entregues diretamente dos carros na portaria do estacionamento, para evitar riscos de contágio da Covid-19. Logo em seguida, a campanha ganhou ainda mais corpo quando o Motoclube Ruah, participante da paróquia, aceitou o desafio de encabeçar uma coleta pelas ruas do bairro Jardim Satélite e Floradas de São José, dentro do território paroquial, uma vez por mês. O Ruah convidou outros motoclubes e, com regularidade, usam as manhãs dos segundos domingos do mês para fazer esse mutirão da solidariedade.

Promessa é dívida

Na última coleta pelas ruas do bairro, que aconteceu no domingo, 08/08, é provável que a marca de 200 toneladas de produtos arrecadados tenha sido alcançada. As doações ainda estão sendo contabilizadas. E com isso, o padre Rogerio Felix terá que cumprir uma “aposta”, feita em outubro de 2020, quando a campanha havia alcançado 100 toneladas. “Eu prometi ao vivo em uma live que fizemos e vou cumprir. Me desafiaram a raspar a cabeça caso chegássemos a 200 toneladas e aí estamos, bem perto dessa grande conquista. Meus cabelos estão com os dias contados (risos) ”, revela o padre, em tom de brincadeira. Se tudo acontecer como previsto, o adeus à cabeleira deve acontecer no domingo, 22/08, após a missa das crianças, que acontece a partir das 9h30 da manhã.

Como funciona

Na paróquia, outra grande força tarefa foi montada para receber, separar e organizar as doações em cestas básicas, que são entregues às famílias carentes de toda cidade de São José dos Campos. “No começo, nós imaginávamos que fôssemos ajudar algumas pessoas de nossa própria comunidade que passavam necessidade. Mas com o passar do tempo, mais e mais famílias nos procuravam e tivemos que nos organizar para dar conta de atender a todos para que minimizássemos o impacto da fome nas casas das pessoas nesse período de pandemia”, conta padre Rogerio. A “linha de produção” da solidariedade é extensa. “As doações dos paroquianos vieram abundantemente e mais voluntários chegaram. Tínhamos a turma que ficava todos os dias na portaria recebendo os alimentos, outra que higienizava e guardava adequadamente as doações. Mais uma que montava as cestas e os kits de limpeza e higiene, outra equipe que fazia a triagem das famílias e mais uma turma que levava os alimentos nas casas das pessoas”, explica o pároco.

Agradecimento

Graças à solidariedade das pessoas da comunidade, a Campanha #PESSemFome é um sucesso. São aceitas doações de alimentos não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, açúcar, farinha, pó de café, etc, assim como de produtos de limpeza e higiene como sabonete, sabão em pó, detergente, água sanitária, etc. Mas a campanha também se estendeu em outras ações para atender à necessidade das famílias que buscam ajuda com fraldas, cobertores, remédios e muito mais. Padre Rogerio Felix agradece e faz um apelo:  “Obrigado a todos que nos ajudam, doadores e voluntários. Peço que continuem partilhando o que são e o que têm. Não economizem em bondade e generosidade. Ajudando os outros a serem felizes, seremos também. Pense nisso. Abraço e benção para todos”.

Campanha #PESSemFome em números:
- 196,4 Toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza arrecadadas e distribuídas
- 9.648 cestas básicas distribuídas
- 1.157 pacotes de fraldas geriátricas para 489 famílias
- 4.845 atendimentos na Farmácia Comunitária, totalizando 18.744 receitas médicas
- 251 pacientes no atendimento psicológico virtual
- 748 empréstimo de equipamentos como cadeira de rodas, cadeira de banho, muletas, bengalas, andador, cama hospitalar, colchão casca de ovo, bota ortopédica imobilizadora, suporte para soro.
- 3.753 kg de roupas doadas para famílias carentes
- 29.249 kg de roupas doadas para entidades e Obras Sociais
- 704 unidades de cobertores doados
- 236 kits de enxoval de bebê