"Bom dia. Que possamos nos voltar para Maria, nossa Mãe Celestial, que nos ama com um amor maternal incomparável. Que possamos confiar nela como modelo de fé e devoção, a Seu Filho Jesus Cristo. Tenha um dia abençoado!" -

Paróquia Espírito Santo realiza sua 1ª Conferência Missionária Paroquial

Última atualização: 21/10/2022 | 14:17:11

COMPES 2022 reuniu lideranças de movimentos e pastorais

Por Jéssica Dourado - Equipe Jornalismo PASCOM

Nos dias 15 e 16 de outubro aconteceu a Conferência Missionária da Paróquia Espírito Santo, conferência batizada como COMPES. Evento que reuniu 130 pessoas, entre clero e lideranças de pastorais e movimentos da paróquia, teve como objetivo possibilitar uma ação aos participantes uma visão da Igreja a respeito da nova forma de agir pastoral, de evangelizar e de ser paróquia; adequar a PES, às novas exigências e necessidades eclesiais; e ser um espaço de diálogo, partilha e conhecimento da vida da PES, bem como de dinamizar seus novos caminhos.

Para que todos esses objetivos fossem alcançados, os participantes foram separados em 10 grupos para debater e trazer ideias sobre a fala do pároco padre Rogerio Felix, que teve como tema “Vocação: Graça e Missão – A Nova Proposta da Igreja e a PES”.

Visão do pároco compartilhada com os participantes

Em sua palestra, o padre Rogerio deu destaque para a volta do olhar para Jesus. Segundo ele, “É urgente uma fé renovada no poder do Evangelho. Precisamos falar mais de Jesus na Paróquia Espírito Santo”.

Entre as exposições feitas pelo pároco, ele lembrou que “fomos a única paróquia que celebrou missa todos os dias durante a pandemia. Tudo isso devido à estrutura e trabalho de fé de leigos paroquianos”.

De modo geral, a Paróquia Espírito Santo é notória por ter uma boa infraestrutura, que atende a comunidade em diversas necessidades. No entanto, o padre Rogerio, nessa conferência chamou atenção para a falta de fiéis nas missas e confissões.

Para resgatar a presença da comunidade, o pároco afirma e reforça que é o trabalho pastoral e dos movimentos da paróquia que precisam ter protagonismo nessa missão. Mas também lembra que com o trabalho é preciso a espiritualidade. “Sem oração, nenhum trabalho pastoral prospera, sem oração caímos no ativismo pastoral”, explica.

Pontos que foram discutidos entre os conferencistas

Após a palestra do pároco, os 10 grupos foram para salas discutir em cima dos apontamentos do padre Rogerio, que foram:

• Conversão a Jesus Cristo;
  • Uma volta ao Evangelho, à Palavra de Deus;
  • Uma volta à Eucaristia;
  • Uma volta à Confissão Sacramental;
  • Uma volta à Oração;
  • Uma volta à Nossa Senhora;
  • Ser uma Igreja de Saída;
  • Ter coragem de uma Conversão Pastoral;
  • Uma volta à Paróquia;
  • As Pastorais são prioridade na paróquia.

Após as discussões aconteceu a plenária, na qual um representante de cada grupo teve três minutos para expor as ideias do grupo em relação aos tópicos propostos pelo padre. Muitas ideias, sugestões e propostas foram apresentadas. Essa dinâmica da plenária se deu nos dois dias de conferência.

Esse foi um momento inédito e muito importante para a PES, uma vez que todas as igrejas estão revendo seus modos de reter fiéis dentro do templo nesse pós-pandemia.

Vale destacar que essa foi a primeira edição do COMPES. A próxima conferência deve acontecer daqui três anos. Esse momento de sentar e refletir sobre os próximos rumos da paróquia é de extrema importância, pois, segundo o padre Rogerio “nossa paróquia é nossa terra de missão”.