Orientações sobre o Coronavírus

Última atualização: 18/03/2020 | 21:29:03

Atendendo às orientações do bispo diocesano Dom Cesar Teixeira, determinadas no Decreto 11/2020, de 17/03/2020, a Paróquia Espírito Santo comunica que adotará as seguintes medidas:

- Os fiéis, especialmente as pessoas dos grupos de risco (acima dos 60 anos, enfermos, gestantes e portadores de doenças crônicas), estão desobrigados de cumprir o preceito da participação em missas dominicais, enquanto perdurar esta crise.

- Todos os horários de missa habituais na Igreja serão mantidos. As missas celebradas no Santuário passarão a ser na Igreja. As missas de sábado, 17h, no Salão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (CP4) serão mantidas.

- A celebração das Santas Missas será feita mais rapidamente, não ultrapassando uma hora de celebração.

- A partir de 22/03 será acrescido um novo horário nas missas de domingo, às 15h, para que os fiéis possam optar pelo melhor momento para participar da Santa Missa, evitando aglomerações nos horários de pico. De maneira geral, os horários de missa com maior número de pessoas são os das 9h30, 12h e 19h30, que deverão ser evitados.

- Todas as missas da Igreja são transmitidas pela webtv PES de CRISTO. As missas de quinta-feira (19h30) e de todos os horários do final de semana também são transmitidas  pela webradio PES de CRISTO.

- Está mantida a Missa Solene de São José na quinta-feira, 19/03, nos horários habituais (7h, 12h15 e 19h30).

- A Santa Missa com orações dos pais pelos filhos será realizada até esta sexta-feira, 20/03, às 15h. Após esta data será suspensa.

- Solicitamos aos fiéis que participarem das Santas Missas que procurem sentar-se distantes uns dos outros, se possível pulando um assento. Todas as portas serão mantidas abertas o tempo todo. Em caso de muitos fiéis participantes da Santa Missa serão abertos outros espaços como o Santuário de Adoração e Espaço Vida para que possam acompanhar pelo telão.

- A partir de 18/03 não serão celebradas Missas e Celebrações nas Comunidades às quartas-feiras. Também não deverá acontecer a Via Sacra nas Comunidades às sextas-feiras.

- A partir de 20/03 não realizaremos a Procissão da Penitência às sextas-feiras, 5h da manhã. As missas desse dia voltarão a ser celebradas às 7h na Igreja.

- A Adoração ao Santíssimo Sacramento, prevista para iniciar na quinta-feira, 19/03, está suspensa.

- Durante as missas com orações de cura e libertação o Santíssimo Sacramento será exposto no altar e não mais circulará em procissão pela igreja.

- Os batizados agendados para o próximo domingo, 22/03, serão mantidos. A partir desta data, todos os batizados já marcados estão suspensos, assim como os agendamentos.

- Os casamentos agendados até o momento poderão ser realizados, mas o agendamento está suspenso.

- Os encontros nas casas e os eventos de todas as redes celulares foram suspensos.

- Todas as reuniões, encontros e grupos de oração foram suspensos.

- As confissões continuarão a ser realizadas nos horários habituais de terça a sábado. O Mutirão de Confissões previsto para o dia 03/04 foi suspenso. Haverá Confissão Comunitária na igreja no sábado, 28/03, às 9h e às 11h. Nos dias 28/03, 29/03, 06/04 e 07/04 haverá Confissão Comunitária na igreja junto com a Santa Missa nos horários habituais.

- A Obra Social Nossa Senhora de Fátima suspendeu todas as suas atividades no período de 17 a 31/03, incluindo as aulas nos cursos gratuitos, o atendimento na Farmácia Comunitária e no Serviço Social, além do cancelamento do Mega Bazar que estava sendo realizado.

- Estão suspensos os encontros da Pastoral Catequética (Catequese com Crianças, Catequese com Jovens e Catequese com Adultos) até o retorno das atividades escolares.

- Para evitar que fiéis precisem vir pessoalmente à Secretaria Paroquial, serão aceitas marcações de intenção de missa pelo telefone.

- O dízimo pode ser retribuído à Igreja por meio de depósito ou transferência bancária para a conta da Mitra Diocesana de São José dos Campos, CNPJ 50.461.540/0029-41, no Sicredi (banco 748), agência 710, conta corrente 71342-5. O comprovante deve ser enviado para o email dizimo@paroquiaespiritosanto.com.br para lançamento no controle do dizimista.

Acesse constantemente o nosso site www.paroquiaespiritosanto.com.br, que será mantido atualizado com outras possíveis informações.

Atenciosamente,

Padre Rogerio Felix Machado

Pároco da Paróquia Espírito Santo

INFORMES DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS