Nossa Senhora do Rosário

Última atualização: 08/10/2021 | 12:39:08

Por Gabriel Lemes – Equipe Jornalismo PASCOM

No dia 7 de Outubro, celebramos o dia de Nossa Senhora do Rosário, que é o título mariano após a aparição da Virgem Maria a São Domingos de Gusmão em 1214, na Igreja do mosteiro de Prouille, na França e entregou para ele um Rosário ao frade. Esse também é o título ao qual a Virgem Maria se apresentou aos três pastorinhos nas suas aparições na cidade de Fátima, em Portugal.

Além da aparição de Nossa Senhora do Rosário em 1214, esse também foi o ano que foi moldada a forma e método que é utilizado atualmente para rezar o Santo Rosário. Antes, os monges anacoretas (eremitas dos primeiros séculos do cristianismo) utilizavam pedrinhas para contar o número de orações. Com isso, nos conventos medievais, os irmãos leigos que eram dispensados da recitação do Saltério completavam as suas práticas de piedade com a recitação do Pai-Nosso.

Segundo a tradição espiritual, São Domingos queria converter os albigenses, que eram um grupo de hereges de caráter gnóstico e maniqueísta, que negavam a existência de Deus e negam a divindade de Jesus, direcionando a salvação ao conhecimento. Sendo assim, o santo enfrentou muita resistência para converter os heréticos, então, ele se retirou em uma floresta para rezar e ali recebeu a orientação da Virgem Maria: “Querido Domingos, você sabe de que arma a Santíssima Trindade quer usar para mudar o mundo? [ … ] a principal peça de combate tem sido sempre o Saltério Angélico que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”.

Após a aparição, São Domingos começou a pregar o Santo Rosário. Os monges costumavam recitar em oração os 150 Salmos, o que foi transformado pelos cristãos em 150 Ave Marias. Porém, os mistérios só foram surgir após a aparição de Nossa Senhora para o Beato Alano, que fez agrupamentos de 50 Ave Marias e os mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Já o quarto mistério, o Luminoso, só foi instituído em 2002, pelo São João Paulo II, formando assim, o Rosário como é conhecido atualmente.

A palavra Rosário quer dizer um tanto de rosa e a cada Ave Maria é uma rosa que oferecemos à Nossa Senhora. Sendo assim, sempre que rezamos o Santo Rosário completo, oferecemos um buquê de rosas para Nossa Senhora.