Carregando...

"Bom dia. Que a misericórdia de Deus nos alcance neste novo dia, renovando nossas forças e nos lembrando do Seu amor incondicional por nós. Que possamos ser instrumentos de Sua misericórdia, espalhando perdão e compaixão por onde passarmos. Tenha um dia abençoado!" -

Nossa Senhora de Fátima

Última atualização: 15/05/2021 | 00:32:30

Por Gisele Croon - Equipe Jornalismo PASCOM

Maio é o mês mariano e no dia 13 celebramos a festa de Nossa Senhora de Fátima. Trata-se de uma das maiores devoções marianas espalhada pelo mundo e venerada por este título. Esta devoção se iniciou no dia 13 de maio de 1917 na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, quando três crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta, brincavam por volta do meio dia no campo enquanto cuidavam de um pequeno rebanho e pararam para rezar o terço, como já era de costume. Queriam voltar logo para a brincadeira e por isso rezaram à moda deles, rapidamente voltaram para o campo quando viram um clarão bem similar ao de relâmpagos.

Acharam que ia chover, por isso se recolheram para ir embora quando viram um segundo clarão em cima da copa de uma árvore (chamada azinheira) e em seguida viram Nossa Senhora de Fátima. Assustados, quiseram correr, mas Nossa Senhora logo os tranquilizou pedindo que não tivessem medo, pois ela vinha do Céu.

Segundo relato dos próprios pastorinhos, a visão era de uma “Senhora mais brilhante que o Sol” e em suas mãos pendia um Rosário. Serena e tranquila disse às crianças:

“Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, na mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero.”

Antes de ir embora, Nossa Senhora de Fátima ainda ressaltou:

“Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”

As aparições continuaram nos meses seguintes e mesmo em meio a perseguições, maus tratos e acusações de serem mentirosos, Lúcia, Francisco e Jacinta estavam na Cova de Iria para esperar por Nossa Senhora de Fátima. Tanto que na segunda aparição, havia apenas 50 pessoas os acompanhando.

No mês seguinte, entretanto, os três pequenos videntes não puderam ir ao encontro na Cova da Iria porque estavam presos. No dia 19, Nossa Senhora provou mais uma vez seu poder. Apareceu para as crianças em Valinhos, ali por perto, na mesma região portuguesa, e continuou a fazer revelações.  Nossa Senhora prometeu um milagre para que o povo acreditasse na história das três crianças.

O grande milagre, porém, ocorreu em 13 de outubro, data da sexta e última aparição. Setenta mil pessoas lotavam o lugar e foram testemunhas do feito extraordinário prometido. Chovia. De repente, do meio das nuvens negras e carregadas, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo, iniciando uma dança no firmamento. Como uma imensa bola de fogo parecia querer precipitar-se sobre a terra.

E foi também nessa última aparição que Nossa Senhora de Fátima revelou ser a “Senhora do Rosário e pediu que ali fosse construída uma capela em sua homenagem.

 

Os milagres de Nossa Senhora acontecem até hoje, Ercenei Ap. Silva Sciarra, 50 anos é prova disso. Viveu vendo seus pais rezarem o terço, era ela católica apenas de ir à missa aos domingos. O sonho sempre foi ser mãe e formar uma família. Durante cinco anos tentou engravidar e não conseguiu, realizou até tratamento com injeções de hormônio. Esse processo foi muito desgastante, e por mais que o medo de não poder ser mãe tomasse conta, sempre entregava nas mãos de Deus.

Um dia foi convidada para ir a um grupo de oração, lá conheceu pessoas que a ampararam e ajudaram muito a cada mês que não engravidava. Após um tempo foi chamada para ser serva e sempre perseverava. Durante esse tempo acabou se aproximando mais de Deus. Um dia um rapaz que era candidato a vereador ia pregar e ela não queria ir, pois tinha acabado de saber que naquele dia que não estava gravida e havia chorado muito. Mas acabou indo até lá e teve uma grande surpresa ao ouvir do pregador que ele não iria falar de politica, só ia falar da ação de Deus em nossa vida: “e hoje em especial quero falar de Ana que não engravidava e quando se colocou no templo na presença de Deus chorou muito e Ele realizou o milagre em sua vida de ser mãe”disse o pregador. Chegando perto de Ercenei, ele disse que Deus iria fazer na vida dela, o que fez na vida de Ana e ela tomou posse.

Em agosto de 2000, foi a um retiro de servos e com o Santissimo exposto, durante a oração uma pessoa disse que na sala, estava um casal que não tinha filhos, mas que logo engravidaria.  “No mês seguinte engravidei, com certeza primeiro eu amei Nossa Senhora e ela me levou até Jesus, durante esse processo eu rezava muito pra ela quando me batia o desespero e é como se eu chorasse no colo dela. E pra ter a certeza que ela intercedeu por mim, meu filho Gabriel, 20 anos, nasceu no dia 14 de maio e quando ele estava fazendo um ano fiz o teste no dia 13 de maio e descobri que estava grávida da Maria Clara, 18 anos”.

Um dos pedidos mais fortes de Nossa Senhora de Fátima é a oração constante. É por isso que sua imagem tem um Terço, lembrando-nos da importância da oração como meio eficaz de chegar até a Deus.

Nossa Senhora de Fátima, Rogai por nós.


Veja Também

Calendário

  • 25
    04

    12:15 até 13:15
    Santa Missa
    Santuário
  • 25
    04

    15:00 até 16:00
    Encontro semanal do Terço da Misericórdia
    Santuário de Adoração PES
  • 25
    04

    15:00 até 16:00
    Confissões
    Confessionário
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação