"Bom dia, Neste tempo pascal, somos chamados a viver com alegria e esperança. Que hoje, sua fé se renove na certeza de que Jesus está vivo e caminha ao seu lado. Tenha um dia santo!" -
Por Gisele Croon – Equipe de Jornalismo
O encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida está diretamente associada à visita do governador, Dom Pedro de Almeida Portugal, o conde de Assumar, em 1717, no vale do Paraíba.
Vários moradores foram convocados a colaborar nos preparativos para receber o governador, entre eles, vários pescadores locais.
Naquele tempo, a pesca era escassa e os pescadores já haviam percorrido vários trechos do rio Paraíba, quando surgiu o corpo de uma Santa em meio à rede, e em outra tentativa foi pescada a cabeça, numa tentativa frustrada de adquirir alimentos para a festividade.
Um dos pescadores guardou a imagem e atirou diversas vezes à rede dando continuidade à pesca. Dali em diante a pesca foi tão grande, que os pescadores ficaram com medo de naufragar pela quantidade de peixes que tinham na canoa.
Depois do ocorrido, um dos pescadores consertou a imagem, colando a cabeça no corpo e a mesma foi colocada em um oratório da família, muito simples e feito de madeira e começaram a reunir-se para rezar à Senhora que lhes fartou de pesca, a qual a chamaram de Imaculada Conceição Aparecida.
Em 1745, foi inaugura a capela da Senhora Aparecida, a qual sofreu por várias reformas para acomodar o crescente número de fiéis.
Em 1868, durante sua passagem pelo vale do Paraíba, a princesa Isabel e o conde d’Edu estiveram na Capela de Aparecida e participaram da celebração da festa no dia 8 de dezembro, e a princesa doou a Nossa Senhora uma coroa de 24 quilates, com 300 gramas e 24 diamantes maiores e 16 menores.
Nossa Senhora Aparecida, foi consagrada Padroeira do Brasil em 1931, diante de autoridades e um milhão de fiéis, publico antes nunca reunido.
Desde o seu aparecimento são inúmeros os milagres atribuídos a Santa. Seus devotos para demonstrar sua fé fazem romarias até o Santuário, sejam de carro, a pé ou excursão.
O importante ao estar na casa da Mãe, pagando uma promessa ou simplesmente indo visitar parar diante da imagem e deixar ser penetrado pelo olhar de mãe, demonstra o que a fé pode fazer na vida de cada pessoa. A fé é algo não palpável, assim como entender o sentimento e a transformação que ela suscita na vida das pessoas.
Nossa Senhora Aparecida, desperta sentimentos diversos e conquista a cada ano mais seguidores que renovam a esperança do povo que sofre e clamam por sua força e intercessão.