Natividade de São João Batista

Última atualização: 27/06/2021 | 22:52:26

Por Jéssica Dourado – Equipe Jornalismo PASCOM

Hoje é celebrada a solenidade de Natividade de São João Batista. Ou seja, celebração do seu nascimento. João Batista era primo de Jesus, e lembrado como o responsável pelo batismo de Jesus Cristo.

Vale destacar que essa solenidade de Natividade é comemorada apenas em três nascimentos pela Igreja Católica. São eles:

• Jesus Cristo – 25 de dezembro
  • Maria – 08 de setembro
  • João Batista – 24 de junho

São João Batista não batizou apenas seu primo, Jesus. Foi ele quem inaugurou o “tempo messiânico”. João Batista convidou toda população a se arrepender de seus pecados e se converter através do Batismo.

João batizava com água, mas viria aquele que batizaria com a água e o espírito, que era “maior” do que ele. O próprio São João Batista pregava “que Ele cresça e eu diminua”. Isso porque, o que ele anunciava, esperava e pregava era o tempo de Jesus. Para ele o que importava era a graça de Deus.

São João Batista é o último profeta e o primeiro apóstolo. “É mais que profeta – disse ainda Jesus. É dele que está escrito: eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti”.

É no dia 29 de agosto que a Igreja Católica celebra seu martírio.