"Bom dia. Que hoje possamos sentir a presença amorosa de Deus guiando nossos passos e nos preenchendo com esperança e paz. Que Deus abençoe sua vida!" -

Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Última atualização: 09/12/2021 | 11:34:52

Por Bruna Pompeu – Equipe Jornalismo PASCOM

Hoje, 08 de dezembro é celebrado o dia da Imaculada Conceição. A Igreja Ocidental, tinha receio de aceitar o mistério da Imaculada Conceição. No ano de 1304, o Papa Bento XI, reuniu uma assembleia de doutores em Teologia, para esclarecer questões a respeito da Imaculada Conceição. João Duns explicou as razões de Maria ser preservada do pecado original.

A teologia afirma que dogma é uma definição clara, precisa e definitiva da verdade revelada por Deus. Portanto, Maria é pura e concebida sem pecado, por isto, é Imaculada. De acordo com o Catecismo da Igreja: 491. Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, "cumulada de graça” por Deus, tinha sido redimida desde a sua conceição. É o que confessa o dogma da Imaculada Conceição, procla­mado em 1854 pelo Papa Pio IX:

“Por uma graça e favor singular de Deus onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição”.

Em sua aparição em Lourdes, em 1858, Maria confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

A doutrina da Imaculada Conceição foi inserida no Calendário Romano. Em 1830, a Virgem apareceu a Santa Catarina Labouré pedindo para que fosse escrito em uma medalha a oração:

“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.