Carregando...

"Bom dia. Que o Espírito Santo te inspire e te conceda sabedoria para enfrentar a vida com coragem e determinação. Que sua vida seja abençoada e repleta de paz e gratidão." -

Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021

Última atualização: 18/05/2021 | 00:35:48

Por Jéssica Dourado – Equipe Jornalismo PASCOM

Hoje é o Dia Mundial das Comunicações Sociais! Essa edição é a de número 55, a primeira aconteceu em 1967. Este ano o tema escolhido pelo Papa Francisco é “Vem e vede” (Jo 1,46) Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão.

A mensagem do Papa para o LV Dia Mundial das Comunicações Sociais é a de sair da presunção cômoda do “já sei” e mover-se até as pessoas. Estar com as pessoas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade.

Agradecimento aos jornalistas

Nessa mensagem o Papa Francisco ainda fez um agradecimento pela coragem de muitos jornalistas. No agradecimento ele diz:

“O próprio jornalismo, como exposição da realidade, requer a capacidade de ir aonde mais ninguém vai: mover-se com desejo de ver. Uma curiosidade, uma abertura, uma paixão. Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmara, editores, cineastas que trabalham muitas vezes sob grandes riscos), se hoje conhecemos, por exemplo, a difícil condição das minorias perseguidas em várias partes do mundo, se muitos abusos e injustiças contra os pobres e contra a criação foram denunciados, se muitas guerras esquecidas foram noticiadas. Seria uma perda não só para a informação, mas também para toda a sociedade e para a democracia, se faltassem estas vozes: um empobrecimento para a nossa humanidade.”

E por fim, o Papa fala sobre as oportunidades de difundir diversos conteúdos e chegar a muitas pessoas através da web. No entanto, nada substitui o ver pessoalmente. Ele diz que “Algumas coisas só se podem aprender, experimentando-as. Na verdade, não se comunica só com as palavras, mas também com os olhos, o tom da voz, os gestos”.

Mas isso, claro, quando todos estiverem seguros e sem o risco de se contaminar com o vírus da Covid-19. É preciso ter prudência.

Oração para o Dia Mundial das Comunicações 2021

Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos,
e partir à procura da verdade.

Ensinai-nos a ir e ver,
ensinai-nos a ouvir,
a não cultivar preconceitos,
a não tirar conclusões precipitadas.

Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém,
a reservar tempo para compreender,
a prestar atenção ao essencial,
a não nos distrairmos com o supérfluo,
a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade.

Concedei-nos a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo
e a honestidade de contar o que vimos.

Você pode conferir a mensagem completa do Papa clicando aqui.


Veja Também

Calendário

  • 30
    04

    18:00 até 19:00
    Terço Mariano na webradio PES de CRISTO
    Online
  • 30
    04

    19:30 até 20:30
    Confissões
    Confessionário
  • 30
    04

    19:30 até 20:30
    Santa Missa
    Igreja
Ver Mais

Colaboradores da evangelização pela comunicação