"Bom dia. Que a lembrança da infância do nosso Senhor Jesus Cristo nos motive a amar mais profundamente e a compreender melhor aqueles ao nosso redor. Que o Espírito Santo esteja sempre presente no seu dia!" -

Dia do Sagrado Coração de Jesus

Última atualização: 03/07/2021 | 00:50:05

Por Danilo Pereira – Equipe Jornalismo PASCOM

“Sagrado coração de Jesus, nós temos confiança em vós”. Esta frase, fazia mais de 1 ano que dona Luíza não escutava e nem falava na igreja em que frequenta no bairro do Jardim América, zona sul de São José dos Campos. Viúva há pouco mais de 1 ano, ela contou à revista ‘pés de cristo’ que as missas, principalmente em honra ao Sagrado Coração de Jesus, estavam fazendo muita falta na vida dela. “Eu tinha o costume de ir todo o domingo às missas de domingo e também nas do Sagrado Coração de Jesus. Eu e meu marido frequentávamos, já que nós somos do Apostolado da Oração. Depois que ele morreu, eu sigo a minha caminhada sozinha, mas com a certeza que ele me acompanha de um lugar ainda melhor, ao lado do pai criador”. Luíza ainda nos contou que a fé no Sagrado Coração de Jesus fez com que ela não desistisse de tudo. “Tudo tem um propósito em nossas vidas. A minha fé não se abalou. É claro que, às vezes, não entendemos o porquê de tal acontecimento, mas o que me confortou, foi o acolhimento dos meus familiares e amigos no momento difícil em que passei”.  finalizou.

Quais são os dias em que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é comemorada?

Todas as  missas de primeiras sextas-feiras de cada mês são em honra ao Sagrado Coração de Jesus. São nelas em que os fiéis têm a oportunidade de elevar as almas ao Coração de Jesus e pedir com muita fé, a pureza de sentimentos do coração de Deus e a absolvição dos pecados e vícios. Outro segmento essencial a pedir é a sabedoria, para seguir em frente de acordo com os ensinamentos sagrados do pai criador.

História do Coração de Jesus

Santa Margarida Maria de Alacoque, a famosa vidente do Sagrado Coração de Jesus,  recebeu várias revelações que a fizeram formar uma equipe de apóstolos. Em uma dessas revelações, a vidente foi incumbida de pedir ao rei da França, que na época era o famoso "Rei Sol”, Luís XIV consagrasse o Coração de Jesus, colocando-o nas armas da França todas às vezes que fosse combater os inimigos da Igreja. Santa Margarida garantia ao rei que o Coração de Jesus o ampararia e conduziria o reinado dele a glória eterna. O que mais importava/importa para os cristãos da época e os de hoje também, é a simbologia e o real significado do Coração de Jesus. O coração é o símbolo que melhor demonstra a união de todos os sentimentos de um indivíduo. É nele que são guardados os desejos e os anseios mais sinceros e é por meio dele que são demonstrados os sentimentos.