Dia do Catequista

Última atualização: 31/08/2021 | 16:46:58

Por Frederik Lomônaco – Equipe Jornalismo PASCOM

Para fechar o mês vocacional 2021 celebramos hoje o dia do catequista. Durante todo o mês, sempre aos domingos, a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica. Já celebramos o dia do padre, o dia dos pais, o dia dos leigos e leigas e agora o dia do catequista.

Confira as matérias especiais em nosso site.

Em 2021, a CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil) escolheu o tema: “Cristo nos salva e nos envia” e o lema é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

Se na vida cotidiana o professor tem papel fundamental na formação acadêmica e social, na Igreja essa figura é representada pelo catequista. A educação evangelizadora é um dos grandes ministérios da Igreja, responsável por guiar nossas crianças, e até adultos, na compreensão dos ensinamentos do catolicismo.

Muitas questões sobre a religião católica não são de fácil entendimento. Os ritos da missa, a devoção dos santos, a história de Jesus Cristo. Dessa forma, o trabalho do catequista é ensinar de forma didática, de forma que tudo aquilo tenha algum sentido.

Os ritos da missa, por exemplo, respeitam uma ordem e isso tem uma explicação. É através da catequese que nos transformamos em devotos de Cristo. Além disso, a catequese é um lugar do sagrado e do cotidiano, pois os ensinamentos de Cristo também devem ser habituados à nossa vida fora da Igreja.

Ser catequista é ser um agente transformador da sociedade através da evangelização. Hoje celebramos seu dia!